Se você já ouviu o termo, mas não sabe o que é, o Urban jungle é um estilo de decoração que privilegia o uso de plantas em ambientes internos. A ideia é trazer para o meio urbano um pouco do verde da natureza, aproveitando o poder que elas têm de transformar espaços. Além de proporcionar a sensação de frescor para os ambientes, as plantas também são importantes porque ajudam a equilibrar a qualidade do ar. Portanto, inseri-las nos ambientes traz vivacidade e bem-estar.
Para aderir ao Urban jungle, inclua plantas com tamanhos, formas e texturas variadas, seja em vasos ou caixotes. As plantas podem estar em prateleiras, no chão ou até mesmo suspensas, e a decoração fica bem em todos os cômodos. O CEO da Nordic Green, Jens Lachenmeier, sugere algumas observações para integrar a tendência na decoração.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
1 – Faça pesquisa de plantas
Primeiramente, antes de comprar qualquer planta, pesquise as que se adequam melhor ao ambiente interno e à luz no local. Também é preciso pensar na necessidade de rega e fertilização. Portanto, se você tem certa dificuldade para lembrar dessas preocupações, opte por plantas de fácil adaptação.
2 – Mix de plantas
Um dos destaques do Urban jungle é a diversidade de plantas. Sendo assim, para deixar o lugar mais atrativo esteticamente, misture-as, com cores, formas e tamanhos distintos.
3 – Vasos
Para acolher as plantas priorize vasos que combinem com o seu estilo de decoração. Lachenmeier recomenda os vasos de cerâmica, terracota, cestas de vime e os autoirrigáveis.
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
4 – Posição das plantas
Há plantas que gostam de receber luz direta, enquanto outras preferem ambientes com luz indireta ou sombra. Não esqueça um detalhe importante: deixe espaço para que as plantas possam crescer e se desenvolver.
5 – É necessário cuidar
Não basta apenas compor o ambiente verde e bonito. Para que as plantas se mantenham saudáveis, elas precisam de cuidados com frequência. Assim, é preciso regar com certa regularidade, fazer a fertilização correta e remoção de folhas mortas. O ideal é que as plantas tenham os cuidados apropriados para cada espécie. Dessa forma, estudá-las e conhecê-las é importante para manter o Urban jungle sempre bonito.
6 – Atenção com a umidade
Assim como é fundamental fertilizar e ter atenção com a exposição à luz, a umidade também é um cuidado a ser observado. Muitas plantas tropicais se adaptam facilmente a ambientes úmidos. Então, pulverizar água sobre as folhas regularmente ou colocá-las em bandejas com cascalho e água é uma forma de aumentar a umidade.
Veja mais conteúdos em nossos web stories
7 – Estilo de decoração
Independente se você adotar o estilo Urban jungle em um espaço ou em vários, a decoração é o que vai destacar suas plantas. Vale incorporar outros elementos como pedras, troncos, suportes de plantas, arte, por exemplo.
8 – Aproveite o espaço
“Esteja aberto a aprender sobre plantas e como elas interagem com o ambiente. Algumas podem precisar de ajustes nas condições de luz ou rega ao longo do tempo. É fundamental também reservar um tempo para relaxar e apreciar sua Urban Jungle. Além de beleza, o ambiente proporciona bem-estar geral e ajuda a eliminar o estresse”, destaca Lachenmeier.
Confira mais conteúdos no Instagram da Like Magazine.