Carreira

Quer mudar de carreira? Confira relatos e dicas de especialistas

A modelo e empresária Carolina Berwanger tenta fugir dos padrões estéticos. Ela possui mais 56 mil seguidores somente no Instagram e utiliza as redes sociais para mostrar mais sobre sua rotina. Até o ano passado, realizou vários trabalhos na categoria plus size e viajou para diversos países, incluindo um itinerário pela Itália e Paris, onde fotografou 85 looks em menos de 15 dias. Quer mudar de carreira? Confira relatos e dicas na reportagem.

Em 2022, a influenciadora precisou recomeçar devido a uma cirurgia de redução de mamas, o que a fez perder 25 kg para poder realizar o procedimento. Depois disso, acabou perdendo alguns trabalhos e chegou a hora de recomeçar. 

“Eu perdi a maioria dos meus clientes porque costumava fazer muitos catálogos para moda plus size. Então, precisei recomeçar do zero. Fiz a cirurgia em busca de melhorar minha saúde, mas meu discurso continua o mesmo. A pressão das redes sociais é muito forte, e as meninas estão cada vez mais procurando uma perfeição que não existe. Precisamos nos aceitar, independentemente de como estamos. A autoestima é um trabalho que construímos tijolo por tijolo.” 

Mudança de carreira:confira relatos
Arquivo pessoal

Mudança de carreira

Um dos caminhos para mudar o rumo da carreira é o empreendedorismo. O número no Brasil tem crescido de maneira acelerada ao longo da última década. Somente em 2022, foram 3,6 milhões de novos empreendimentos, a maioria concentrada na categoria do Microempreendedor Individual (MEI), que representou 78% do total, segundo o levantamento do Sebrae. 

No conjunto da economia, os setores que registraram o maior volume de novas micro e pequenas empresas foram: ambulatórios médicos e odontológicos, serviços de escritório, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, outras atividades de saúde, além do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios.

A administradora Elen Vivanco afirma que o movimento em direção ao empreendedorismo começou inicialmente por necessidade da população no País, mas continua crescendo. A profissional atuou, durante 15 anos, no desenvolvimento de times de alta performance de vendas, entre elas Dell, Unilever e Vivo. Há cinco anos, atua como consultora de negócios e posicionamento para o LinkedIn.

“O autodesenvolvimento precisa ser contínuo, portanto, sempre é o momento certo para começar a se enxergar como uma marca pessoal. Trabalhar constantemente nela é o que fará a diferença para ter uma empregabilidade alta. Se não se sente confiante, procure ajuda de um profissional especialista em carreira o quanto antes”, destaca.

Confira dicas de mudança de carreira

Quer mudar de carreira? Análise os números

No recorte por gênero, as mulheres são 34% dos empreendedores, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE). Elen destaca como um movimento importante o aumento dos índices femininos no mercado de trabalho. “Acredito que atualmente temos muitos movimentos que levantam essa bandeira, o que dará cada vez mais voz para as mulheres. No entanto, a igualdade de gênero ainda apresenta uma disparidade muito grande. Então levará um bom tempo até que isso de fato aconteça, apesar de estarmos em ascensão”, finaliza.

Repensando a vida

Aline Rosa, mentora comportamental, destaca que durante essa época do ano, as pessoas ficam pensativas se estão no caminho correto na carreira e sem tem o trabalho que realmente querem. A profissional é palestrante e professora no Projeto do Sebrae “Empreenda Rápido”, com certificações em Master Coach, e em Programação Neurolinguística e hipnoterapeuta. 

“Embora exista a tradição de repensar a vida no final do ano, eu recomendo fazer esse exercício de reflexão e reinvenção mais vezes no decorrer do ano. É preciso mergulhar no autoconhecimento, identificando paixões, habilidades e valores, com metas claras estabelecidas. Assim, conseguimos identificar se estamos no rumo certo, se são necessários alguns ajustes ou se devemos mudar de rota. Não precisamos esperar até o final do ano para descobrir que podíamos ter feito diferente”, pontua. 

Quer mudar de carreira?Confira dicas e relatos
Arquivo pessoal

Saiba mais

Esta matéria compõe a reportagem especial sobre recomeços. Quer conferir mais novidades sobre o assunto? Então leia também:

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *