No dia 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como o Dia do Empreendedor. A edição de 2022 do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), detectou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com o empreendedorismo, seja porque já possui um negócio ou planeja empreender nos próximos três anos. Confira no texto 5 dicas para quem quer empreender.
Se for pensarmos em números absolutos, ainda segundo os dados do mesmo estudo: são 93 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos, sendo 42 milhões de empreendedores e outros 51 milhões para possíveis empreendedores, esse dado fez com que o Brasil ocupasse a 2ª maior população absoluta de potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia com 115 milhões de pessoas na mesma situação. Porém, a taxa de fechamento dos pequenos negócios chega a 29% nos primeiros cinco anos. Confira a seguir alguns pontos de atenção para empreendedores de “primeira viagem”:
Ganhe repertório
Pesquise tudo que puder sobre o segmento de atuação em que gostaria de empreender. Se possível, faça estágios ainda na faculdade para conhecer como o setor funciona na prática, quais são os principais desafios e onde estão as oportunidades. Não tenha receio de pedir conselhos e orientações. Busque mentores, converse com profissionais mais experientes e vá atrás de todo o conhecimento que possa facilitar a sua jornada
Faça um plano de negócios
Os pedidos de falência subiram 44% e de recuperação judicial 37% no primeiro trimestre de 2023, ante o mesmo período de 2022, segundo a Serasa Experian. Vários elementos podem levar uma empresa ao declínio. Porém, desenvolver um plano de negócio considerando médio e longo prazo, que inclua uma reserva financeira que permita investir no crescimento da operação, faz toda a diferença. Se necessário, procure especialistas que possam te dar esse suporte. Na internet, existem modelos de planos de negócios bem estruturados com os itens fundamentais para quem quer empreender. A ideia é reunir todos os dados e informações que você for obtendo. E em seguida, criar um documento que servirá de guia para as tomadas de decisões e ações práticas do empreendimento.
Avalie a possibilidade de ter sócios ou investidores
Hoje em dia existem diversas alternativas para dar início a uma empresa. Além de instituições como o Sebrae, que oferece programas de formação de empreendedores, os empreendedores podem recorrer a alternativas como o “Smart Money”, que são investidores que, aportam tanto capital como conhecimento e networking em novos negócios. Outra possibilidade é buscar aceleradoras ou grupos de investidores-anjo.
Não existe idade certa para empreender
Há empresas de sucesso criadas por pessoas que exploraram o empreendedorismo com pouca idade e outras que nasceram pelas mãos de profissionais que trabalharam por décadas como funcionários. Ou seja, mais relevante do que se preocupar com a faixa etária é se preparar para encarar o desafio.
Tenha resiliência e mantenha o pé no chão
Empreender requer muita dedicação, persistência e inquietude. Sabe aquele ímpeto de acreditar e fazer, mesmo quando tudo parece dar errado? Empreender é isso, é se alimentar do inconformismo. Manter o pé no chão e, ao mesmo tempo, orquestrar um time para buscar um propósito.
Então, quer saber mais sobre carreira? Clique aqui.