Dezembro é um mês de confraternizações e momento de estar perto daqueles que amamos. No entanto, parte da sociedade pode desenvolver quadros de ansiedade, depressão, conhecidos como “síndrome do fim de ano” e “dezembrite”.
De acordo com um estudo conduzido pela Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse), o nível de aflições que os brasileiros apresentam, obteve um aumento médio de 75% no período que antecede as festas de fim de ano. Entretanto, a condição não trata-se de um distúrbio oficialmente descrito, porém é muito comum o agravamento, nesta época do ano, de sintomas como: ansiedade, depressão, irritabilidade, falta de concentração e tensão.
O problema em questão pode estar ligado diretamente à pressão que o mês causa. Problemas familiares, condições financeiras, altas expectativas relacionadas ao ano que passou e ao próximo que está por vir. E principalmente a obrigação que é estabelecida para que todos estejam felizes.
Como controlar a síndrome de fim de ano
Segundo o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut, algumas dicas podem ajudar a prevenir ou controlar os momentos difíceis. Bem como, a prática de yoga.
“Durante as festas de fim de ano, gerenciar a ansiedade é muito importante, por isso, praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, reservar momentos para si, praticar exercícios regulares, manter uma alimentação equilibrada e buscar ajuda profissional pode ajudar a evitar esse problema”, destaca Ravi.