Bem-Estar

Por que a saúde mental afeta o estômago? Veja quais são as causas e o tratamento

A saúde mental pode afetar não somente o emocional, mas também o físico de uma pessoa. É o caso do sistema digestório, onde está o estômago, que é frequentemente comprometido quando o psicológico não está bem. A seguir veja como funciona a relação entre o corpo e a mente e saiba como lidar com ela!

Mulher agachada com os braços ao redor das pernas.
Freepik

Por que o psicológico afeta o estômago?

Devido à complexa interação entre o cérebro e o sistema digestivo, o estômago pode ser afetado. O cérebro envia sinais para o sistema digestivo e vice-versa, o que demonstra a interligação entre ambos. Além disso, estes sinais podem ser causados por estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou transtornos de estresse pós-traumático.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Quais são os sintomas?

Em primeiro lugar, é importante dizer que as doenças psicossomáticas são problemas físicos causados por sofrimento emocional. Elas provocam múltiplas queixas físicas e podem surgir em diferentes partes do corpo.

No estômago, as reações psicossomáticas podem variar em cada caso, mas na maioria das vezes, elas incluem sintomas como dor, sensação de queimação, náusea, piora em quadros de gastrites e piora das úlceras gástricas.

Tratamento

Se os problemas gastrointestinais forem causados por questões de saúde mental, é indicado que o paciente realize a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou outras abordagens terapêuticas recomendadas por profissionais da saúde a fim de equilibrar a saúde mental.

Em alguns casos, a intervenção com medicamentos é necessária. Por isso, é fundamental consultar um médico.

Jennifer Ferreira

Graduanda em jornalismo com experiência em hard news no rádio e na TV. Escreve sobre bem-estar e moda na Like Magazine. Ama ler livros de suspense e romance, sempre acompanhada de um bom café. Apaixonada pelo mundo pop, sabe todas as notícias dos famosos e as músicas mais ouvidas da semana.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *