*Por Doutor Luiz Fernando Albernaz
Durante o estágio avançado da doença varicosa, é comum vermos pessoas com as pernas escurecidas e com manchas próximas aos tornozelos que parecem ferrugem. Estas manchas são deposições de ferro. Isso mesmo, ferro. E elas aparecem nas varizes avançadas quando a pressão interna se torna grande. Ou seja, o sangue, no processo de retorno, encontra uma resistência para subir ao coração.
Em condições normais a circulação de retorno venosa é muito delicada e funciona dentro de um equilíbrio. As veias têm paredes fininhas e dentro delas, válvulas levando sangue para cima em direção ao coração sobre baixas pressões. Quando existe a presença de varizes avançadas, a pressão dentro delas se torna alta e os glóbulos vermelhos — que são parecidos com balas soft — escorregam para fora dos capilares através dos poros. E quando chegam fora dos capilares morrem e explodem, expondo a hemoglobina.
A hemoglobina que é vermelha por causa do ferro — e daí o nome de glóbulos vermelhos — é a proteína que transporta o oxigênio. Ao depositar-se fora das veias, adquire uma cor ocre, manchando a perna por ficar depositado ali. Aos curiosos interessados em saber, o nome disso é dermatite ocre. Atualmente, só existe um tipo de laser capaz de clarear essas manchas, mas antes é necessário corrigir as varizes.
Clínica Albernaz
A Clínica Albernaz fica na Rua Marcílio Dias, 1431, 5º andar, Centro, Novo Hamburgo/RS. Entre em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 3594-1837. Saiba mais em @clinicaalbernaz.
Queremos a sua opinião
Nos diga o que está achando desta coluna. Mande seu e-mail para duvidas@clinicaalbernaz.com.br
Leia mais conteúdos sobre varizes e bem-estar