Texto por DR. LUIZ FERNANDO LIMA ALBERNAZ*
CRM/RS 16513 | RQE 8958
É um erro pensar que as feridas causadas por varizes deveriam cicatrizar no mesmo tempo em que as de ferimento comum. São feridas que demoram muito ou mesmo não cicatrizam sozinhas. E como a doença das varizes é lenta, progressiva e discreta, chega um momento em que as pessoas param de lutar contra e “se acostumam” a viver com um curativo na perna. Geralmente no tornozelo, do lado interno, acompanhada de manchas e inflamação e sempre úmida. Esta umidade indica a não cicatrização.
Por que as varizes mancham as pernas como ferrugem?
Existem dezenas de curativos especiais que tentam “secar” a umidade, mas normalmente são ineficazes, pois a ferida, assim como as varizes, deve ser tratada de “dentro para fora”. A ferida é consequência da inversão do fluxo do sangue por causa das varizes e tem solução. Tentar secá-la é como desligar o alarme de incêndio sem apagar o fogo. Ou seja, não adianta.
Atualmente, existem técnicas novas que facilitam o tratamento de casos graves e avançados. Se você ou alguém que conhece precisa, pode nos procurar. Afinal, quando uma pessoa consegue se livrar de uma ferida varicosa, existe uma enorme melhora na qualidade de vida, além de ser uma satisfação para nós contribuir. Te esperamos!
Descubra como tratar as varizes e recuperar a autoestima
Clínica Albernaz – Especialista no tratamento de varizes
Rua Marcílio Dias, 1431, 5º andar, Centro, Novo Hamburgo.
Telefone/WhatsApp (51) 3594-1837. Saiba mais em @clinicaalbernaz
* Doutor Luiz Fernando Lima Albernaz é cirurgião Vascular e Angiologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Conselho Federal de Medicina. Possui Formação Continuada em Ecografia Vascular e Cirurgia Endovascular. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e do American College of Phlebology e do International Union of Phlebology.