Com a chegada da estação florida, mais conhecida como a primavera, as alergias também chegam. Essa renovação estacional, embora deslumbrante, pode desencadear reações alérgicas em uma parte significativa da sociedade. Entenda o que causa as alergias respiratórias
As alergias ao pólen é uma dos problemas presentes na primavera, causando sintomas como espirros, coriza, coceira nos olhos e garganta irritada. No entanto, de acordo com a AlergoShop, existem estratégias eficazes para controlar essas condições que incomodam muitas pessoas.
Inicialmente, é interessante observar as previsões de pólen em cada região. Inclusive, diversos sites e aplicativos oferecem informações atualizadas sobre os níveis, auxiliando na preparação para os dias em que a concentração estiver alta.
Outras alternativas eficazes para o que causa as alergias respiratórias, são evitar atividades externas no início da manhã e no fim da tarde, pois a fonte de proteína das abelhas tendem a ser mais altos nesses horários. Acima de tudo, manter as janelas fechadas durante os horários de maior circulação do pólen e usar um purificador de ar com filtro HEPA para reduzir os alérgenos em lugares fechados.
É importante ressaltar que o pólen não é vilão direto das causas das alergias respiratórias. Os ácaros, por exemplo, alimentam-se de partículas que se depositam em superfícies, enquanto os fungos e bactérias se proliferam em ambientes com grande material orgânico, o que também pode causar as dificuldades respiratórias, como a rinite alérgica.
Se as crises alérgicas se tornarem recorrentes e graves, é importante consultar um médico especialista para fazer um tratamento específico. Eles podem realizar testes para encontrar o problema e oferecer recursos fundamentais.