Mudanças de estações e clima deixam as pessoas vulneráveis a quadros de resfriado ou rinite alérgica. Mas, você sabe diferenciá-los? Ainda que tenham sintomas em comum, é possível identificar cada caso.
Conforme a alergista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Marisa Ribeiro, a rinite alérgica se manifesta por inflamação das vias aéreas provocada por fatores ambientais como a poeira e o mofo, e o resfriado é causado por vírus. “Alguns sintomas são parecidos como a coriza, a obstrução e congestão nasal, espirros e coceira, mas a principal diferença é que na rinite esse quadro se dá de maneira mais crônica, sob algumas condições ou situações específicas”, alerta.
Sintomas frequentes do resfriado, a febre, o mal-estar e a dor no corpo e de garganta, não aparecem na rinite. “O resfriado é um caso agudo, que depois de um tempo se resolve. A rinite não, é um caso recorrente, contínuo e que pode ir e voltar de acordo com esses contatos e exposições frequentes a esses agentes.”
Analgésico, hidratação, lavagem nasal e repouso podem diminuir os sintomas do resfriado. Já para a rinite é preciso fazer testes de alergia para detectar a causa e tratar, seja com medicamentos tópicos ou imunoterapia.