Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher e nem sempre apresenta sintomas identificáveis. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes realizem o exame de glicemia em jejum no início da gestação. Além disso, a partir da 24ª semana de gravidez, é indicado realizar o exame de glicemia após a ingestão de glicose, conhecido como teste de tolerância oral à glicose (TOTG).
Sintomas de diabetes gestacional
Em geral, a grande maioria das gestantes não apresenta sintomas. Contudo, alguns sinais são mais comuns, como, por exemplo:
- Cansaço excessivo;
- Ganho excessivo de peso na gestante ou no bebê;
- Aumento do apetite;
- Vontade frequente de urinar;
- Boca seca;
- Sede excessiva.
Fatores de risco
O fator de risco é um termo estatístico utilizado para definir uma característica, condição ou comportamento que aumenta a probabilidade de ter uma doença ou lesão. No caso da diabetes gestacional, alguns fatores como a gravidez de gêmeos, a síndrome dos ovários policísticos, a obesidade ou sobrepeso e a idade materna mais avançada podem contribuir para o surgimento da doença.
- Gostando do conteúdo? Então, siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe nossas novidades de bem-estar.
Como prevenir a doença?
Alimentação saudável
A principal maneira de prevenir a doença é através da alimentação. Por isso, a gestante deve evitar o consumo de açúcar e farinha branca. Além disso, é indicado consumir alimentos ricos em fibras, assim como proteínas.
Exames de rotina
Outra ação importante para prevenir o diabetes gestacional é fazer os exames de rotina, como o hemograma completo, já que esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico.
Prática de exercícios físicos
A prática regular de exercício físico por pessoas com diabetes ajuda a melhorar o controle glicêmico, assim como contribui para a perda de peso e o aumento do bem-estar. Para iniciantes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade. Além disso, os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação são os mais indicados para controlar a glicemia.