No dia de hoje, 13 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Essa data foi escolhida para homenagear as profissões e já era comemorada anualmente pelos profissionais, apesar de não ser reconhecida por lei.
No entanto, em 2015 a então presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que firmou oficialmente a comemoração da data em todo o país. A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano. Nas quais são decorrentes de traumas e doenças adquiridas, ou então, genéticas.
Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e o portal Brasil Escola, as diversas áreas desse campo de atuação, são entre elas: fisioterapia clínica; saúde coletiva; educação.
Na área de educação, os profissionais podem, inclusive, trabalhar como professores em cursos de graduação e pós-graduação, além de efetuarem pesquisas de campo. Por fim, mas não menos importante, as demais áreas englobam o desenvolvimento de equipamentos e produtos para fisioterapia. E, também, nas famosas áreas esportivas, como os times de futebol do país.
Importância do fisioterapeuta
Portanto, possui um trabalho que vai além do desenvolvimento após lesões decorrentes de acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção e na promoção da saúde.
Curiosidade da fisioterapia
Ainda falando das importantes áreas de atuação, podemos citar a terapia realizada em pacientes com problemas respiratórios e que passam por grandes períodos internadas. Como por exemplo, na pandemia de Covid-19, em que muitas pessoas foram entubadas.
Terapia ocupacional
Por sua vez, é uma especialização relacionada com a prevenção. Voltada a tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização de atividades diárias. O profissional pode atuar em empresas, ambulatórios, clínicas, creches, escolas e sistemas prisionais.