Bem-Estar

Diga adeus ao chulé dos calçados com essas dicas infalíveis

Eu tenho, tu tens, todos nós temos chulé (mesmo que a gente não admita)! O chulé – que na verdade se chama bromidrose plantar – é causado por compostos químicos liberados por bactérias presentes na nossa pele. Elas se alimentam do suor e das células mortas. Ou seja: é praticamente impossível eliminar por completo o chulé, entretanto, há diversas formas de diminuir este odor e até evitar que ele se instale nos sapatos novos. Confira a seguir nossas dicas de como tirar o chulé dos calçados.

Katyart – stock.adobe.com

Inicie limpando o calçado

O primeiro passo para prevenir e remover o cheiro de chulé dos calçados é fazer uma boa lavagem neles. Tanto por fora, quanto por dentro. Cada sapato possui regras de lavagem específicas e formas corretas de limpeza. Por isso, pesquise antes e faça uma limpeza geral.

Leia mais: Descubra o chinelo nuvem: hit do verão 2024

Papel absorvente tira o chulé

O papel absorvente pode ser um aliado de como tirar o chulé dos calçados. Coloque algumas folhas de jornal ou papel toalha dentro do calçado, em contato com a palmilha, para que ele possa absorver toda a umidade interna. Deixe durante a noite e lembre-se de retirar no dia seguinte.

Siga a Like Magazine no Instagram

Talco ajuda a evitar chulé

No dia seguinte após usar a folha absorvente, coloque um pouco de talco dentro dos calçados. Como o suor alimenta a bactéria que produz o chulé, o ideal é manter os pés sequinhos durante o dia. Por isso, use o talco.

Esfolie e hidrate os pés

A pele morta que fica na sola dos pés também alimenta a bactéria responsável pelo chulé. Desta forma, manter o skincare dos pés em dia é indispensável para que seus calçados fiquem cheirosos. Fazer um escalda pés de vez em quando também ajuda.

Leia mais: Como limpar chinelo branco? Saiba os melhores métodos

Troque suas meias

Por fim, não há como tirar o chulé dos calçados se você estiver usando meias sujas e mal cheirosas. Uma das principais funções do uso de meias é diminuir a umidade dentro do calçado, já que ela acaba sendo absorvida pelo tecido da própria meia. Por isso, o ideal para quem usa sapatos fechados diariamente, como tênis ou botas, é trocar de meia a cada novo uso.

Com esse guia de como cuidar dos seus pés fica bem mais fácil de acabar com o chulé dos calçados. Testa e de depois me conta o que achou?

LEIA TAMBÉM:
Cortes de cabelo que estão na moda em 2024
Os melhores calçados para compor um look verão chique

Luana Rodrigues

Jornalista especialista em Meios Digitais e pós-graduada em Marketing. Tem quase 20 anos de experiência em redação e é editora-chefe da Like Magazine e do Jornal Exclusivo. Escreve sobre moda e beleza, coordenando e produzindo editoriais. Também participa das principais feiras de calçados do Brasil e do mundo. Apaixonada pelo universo dos perfumes, estuda sobre o tema e faz vídeos diários no Instagram comentando sobre novidades na área da perfumaria. Me siga em: @luarodrigues_rs.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *