Perder peso rapidamente pode ser satisfatório, mas prejudicial à saúde se recuperado logo. Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o efeito sanfona resulta na distribuição irregular da gordura corporal, inflamação no organismo, aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas articulares e diabetes.
“É comum em pessoas que seguem dietas muito restritivas e acabam se privando de nutrientes importantes para o corpo, o que pode levar à redução do metabolismo e à perda de massa muscular”, destaca o nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil, Matheus Motta. Ele indica ter uma reeducação alimentar, com dieta equilibrada e prática assídua de exercícios físicos.
Confira as dicas da Abeso
Evite tratamentos milagrosos: não busque por dietas restritivas. O melhor caminho para a perda de peso é a reeducação alimentar. “O emagrecimento deve acontecer de forma lenta, gradual e sustentada, com mudanças de hábitos que a pessoa conseguirá manter para a vida toda”, segundo a Associação.
Não vá além nos exercícios: evite práticas extenuantes e fuja dos que prometem perda rápida ou sem esforço.
Dê atenção a outros fatores: sono e estresse podem atrapalhar a perda de peso. Revisite seu estilo de vida e considere melhorar alguns hábitos.