Bem-Estar

Café em excesso faz mal? Veja qual é a quantidade recomendada

O café é uma bebida essencial na rotina de muitos brasileiros. Mas será que consumi-lo em excesso faz mal? Veja quais são os riscos.

Publicado em: 14/10/2024 11:44
Última atualização: 14/10/2024 11:44

Se você gosta de café, provavelmente já deve ter escutado a pergunta: com açúcar ou sem? E, embora essa pergunta possua diferentes respostas, alguns fatos relacionados à bebida têm apenas uma resposta, como, por exemplo: o café em excesso faz mal? A resposta é sim!

Riscos do café em excesso

De acordo com pesquisas, o consumo diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é de no máximo 400 mg por dia. Isso equivale a cerca 4 xícaras de café de 225 ml. No então, caso a ingestão diária exceda a recomendação, alguns sintomas podem surgir, entre eles:

  • Insônia: por ser estimulante, a bebida pode prejudicar o sono;
  • Dor de cabeça: o consumo excessivo de cafeína pode causar dores na região da cabeça;
  • Tremores: em doses elevadas, o café pode causar tremores nas mãos e em outras partes do corpo;
  • Irritação estomacal: a bebida aumenta a secreção ácida do estômago, podendo causar irritação em algumas pessoas.

Por outro lado, vale lembrar que, embora existam riscos no consumo sem moderação, a cafeína também pode trazer diversos benefícios para a saúde! Especialmente quando ingerida conforme as recomendações.

Qual é o melhor horário para tomar café?

O consumo excessivo de cafeína, especialmente próximo à hora de dormir, pode afetar a qualidade do sono e causar insônia. Por isso, é recomendável que a ingestão da bebida seja feita, preferencialmente, até seis horas antes de dormir. Por exemplo, se você vai para a cama por volta das 23h, a ingestão de café deve ocorrer por volta das 17h.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Quem não deve consumir a bebida?

Além da recomendação de ingestão diária da bebida, existem também os grupos que devem evitá-la. No caso das crianças, até os 12 anos não é indicado consumir a cafeína. Para os idosos, a dose recomendada é de até 300 ml ao dia, um pouco menos que para os adultos. Já para as gestantes, a bebida deve ser consumida de forma moderada, não ultrapassando 200 mg por dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Bem-Estar
Matérias Relacionadas