Comumente indicada por profissionais da saúde, a granola é indispensável para quem deseja melhorar hábitos alimentares. De acordo com a nutricionista Vitória Falcão, além de ser uma ótima fonte de fibra, o alimento é essencial para o funcionamento correto do microbioma. Também contribui com o controle do colesterol ruim e da parte glicêmica.
No entanto, ela alerta para a composição de ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde, como açúcar e pó artificial. “Como tudo no mercado de alimentos nem sempre é feito da forma mais natural, é preciso estar atento.” Ficar de olho no rótulo pode garantir a escolha por produtos de qualidade, bem como evitar a ingestão de substâncias desconhecidas.
Em relação ao consumo, ela aponta cinco vantagens:
1 – Energia e vitalidade: dispõe de uma série de vitaminas como A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais como o zinco, selênio, cromo e manganês. Estes elementos fortalecem o organismo, retardando o envelhecimento e combatendo radicais livres.
2 – Imunidade e proteção: fonte de fibras solúveis e insolúveis, a granola melhora a imunidade e protege o corpo contra doenças.
3 – Funcionamento intestinal: as fibras presentes no alimento contribuem com o bolo fecal no intestino, melhorando seu funcionamento e auxiliando em sintomas como prisão de ventre.
4 – Redução do colesterol ruim: os ácidos graxos insaturados, provenientes das oleaginosas e sementes da granola, contribuem com a redução do LDL colesterol.
5 – Aliada do emagrecimento: o produto atua no metabolismo dos carboidratos e aumenta a sensação de saciedade, podendo ser um forte aliado no processo de emagrecimento.