Os benefícios do alongamento promovem uma grande diferença na vida dos seres humanos, trazendo a sensação de bem-estar. Além disso, incluir esses exercícios na rotina é uma excelente forma de prevenir doenças de movimentação, que podem impactar a qualidade de vida.
Quais são as vantagens do alongamento diário?
Preparo do corpo para exercícios físicos
Se você pratica algum tipo de esporte ou faz academia, a rotina de treinos deve incluir o alongamento. Alongar-se antes de praticar exercícios físicos é importante principalmente para reduzir o risco de lesões. Além disso, a prática aumenta a extensão do músculo, a flexibilidade e a amplitude do movimento.
Alívio da tensão muscular
O alongamento diminui as tensões musculares, que podem ser causadas pelo estresse, ansiedade e má postura. Se você passa muitas horas sentado ou em pé, a prática pode aliviar o desconforto causado por essas tensões.
Gostando do conteúdo? Então, siga a Like Magazine no Instagram!
Aumento da sensação de bem-estar
De um modo geral, praticar o alongamento diariamente ajuda a manter a mente mais relaxada, proporcionando um bem-estar emocional. O exercício também estimula o nosso cérebro a liberar a serotonina, que tem um trabalho relacionado aos sentimentos de satisfação.
Preparo do corpo para começar o dia
Ao acordarmos, os músculos encontram-se tensos e encurtados. Por isso, o alongamento pode mudar consideravelmente o nosso dia, já que ele ajuda a relaxar os músculos, melhora a circulação sanguínea e aumenta consideravelmente o nível de energia, preparando o corpo para voltar ao normal.
Cuidados com o alongamento diário
Por fim, é importante ressaltar que, embora o hábito seja saudável, alguns cuidados devem ser tomados. Para tornar a atividade mais confortável, por exemplo, procure relaxar e respirar de forma lenta. Além disso, cuide da postura e procure não forçar a articulação além do limite do normal — lembre-se que durante a prática você não deve sentir dor.
Sugestões de alongamento
Pescoço
Sentado ou em pé, incline suavemente a cabeça para um lado, levando a orelha em direção ao ombro. Segure por 20 a 30 segundos. Depois, repita o processo do outro lado.
Lombar
Deite-se no chão e dobre uma das pernas, trazendo o joelho em direção ao peito. Use a mão oposta para direcioná-lo para a lateral do corpo, alongando a região por até 30 segundos. Repita o processo do outro lado.
Ombros
Erga os ombros em direção às orelhas, segure por alguns segundos e depois relaxe. Faça isso várias vezes até sentir que o pico de estresse diminuiu ou cessou por completo.
Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newletter e receba atualizações sobre moda, beleza, bem-estar e decoração.