Quando estamos estressados ou ansiosos, é comum que os alimentos sirvam como uma forma de recompensa ou para aliviar os sentimentos negativos. No entanto, muitas vezes, os produtos escolhidos não são saudáveis e costumam ser calóricos. Uma das maneiras de ajudar a combater este mal dos tempos modernos é a alimentação equilibrada , de acordo com o Ministério da Saúde. Existem também alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer. Confira alguns itens que podem reduzir os níveis de estresse.
Frutas e vegetais
São ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são nutrientes essenciais para a saúde mental. Eles também são uma boa fonte de fibras, que podem ajudar a regular o açúcar no sangue e reduzir a inflamação. Por exemplo, os alimentos ricos em magnésio, como vegetais verde-escuros, ajudam a relaxar os músculos e a aliviar a ansiedade.
Chocolate amargo(com pelo menos 70% de cacau)
O consumo de chocolate amargo pode ajudar os níveis de estresse, conforme os dados da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA). De acordo com os cientistas, os componentes encontrados no cacau são também agentes antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes.
Iogurte
Regenera a flora intestinal e favorece a produção de serotonina, o hormônio que está relacionado com o bem-estar. Para aproveitar as vantagens das suas propriedades, é necessário ingerir 125 gramas de iogurte natural por dia.
Chás
Os chás podem auxiliar no relaxamento para uma boa noite de sono, diminuir o estresse e controlar a fome. Já que foi descrito que a privação do sono pode aumentar os níveis de cortisol e do hormônio da fome – grelina, cuja principal função é ampliar o apetite, além de reduzir a saciedade.
Nozes
Uma pesquisa publicada pelo Journal of the American College of Nutrition mostra que uma dieta rica em nozes pode ajudar o corpo a combater os efeitos biológicos relacionados com o stress. Bastam duas por dia no café da manhã para comprovar os seus feitos.
O médico, Edson Ramuth aponta como manter uma alimentação mais saudável: “Para uma rotina mais saudável, é preciso fazer refeições regulares e equilibradas ao longo do dia, escolher alimentos frescos e integrais, limitar a ingestão de processados, açúcares e gorduras saturadas e beber bastante água. É importante notar que a dieta não é a única maneira de lidar com o estresse. Afinal, exercício regular, dormir bem, praticar técnicas de relaxamento e terapia também podem ser úteis”, destaca.
Quer saber mais dicas de bem-estar? Leia mais.