Dezembro é um período marcado pela reflexão, afinal é o fim de um ano e início de outro. Além de novas oportunidades e perspectivas, durante essa época nos tornamos mais reflexivos sobre tudo que passou.
Sendo assim, para começar um novo ciclo com mais equilíbrio, saúde e bem-estar, é preciso estar bem consigo mesma. E você sabia, que a prática regular de Yoga pode ser uma poderosa aliada?
Aliás, nos siga no Instagram e confira mais dicas de bem-estar, comportamento e variedades.
De acordo com a professora de Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, essa prática é muito vasta, “e engloba diversos aspectos, como as posturas físicas, exercícios de respiração e meditação”.
LEIA MAIS: Saiba como será 2024: o ano regido por Saturno
Dicas para meditar corretamente
Segundo Bruna, a prática da meditação deve ser feita sozinha ou guiada por um profissional, o que é mais indicado aos iniciantes.
“A meditação guiada é feita pelo aluno através de alguns comandos dados pelo instrutor, o que pode ser feito sozinho conforme ganha-se prática. No Método Kaiut Yoga, o foco da meditação é a busca de uma reconexão entre mente e corpo e regulação do sistema nervoso, o que afasta ansiedade e estresse, que podem interferir na clareza de pensamento de definição de metas para o Ano Novo, por exemplo.”
“Para meditar é preciso estar em um local calmo, preferencialmente sentar-se com a coluna relaxada e com uma respiração consciente”, recomenda a especialista. A meditação e o Yoga, são a busca pela autoconsciência através do relaxamento e do sentimento de suas emoções.
LEIA MAIS:
- 5 dicas práticas para fazer uma limpeza energética eficiente
- Como escolher o fator de proteção solar ideal?
- Final de semana exaustivo? Confira 5 dicas para recuperar o corpo
Qual o principal erro ao meditar?
Para a professora, o principal erro dos iniciantes é a busca exclusiva por afastar pensamentos durante a meditação.
“É comum observarmos muitas pessoas que começam a meditar e durante a prática tentam manter a mente absolutamente limpa, afastando qualquer tipo de pensamento, isso não traz tantos benefícios práticos.”
Bruna finaliza dizendo que “o mais importante é saber lidar com seus pensamentos e decidir os que merecem mais atenção”. “Isso permite, por exemplo, reprogramar seu padrão de pensamento e afastar reações negativas que surgem no dia a dia e pode desencadear situações de estresse, ansiedade, procrastinação, entre outros.”