Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre perfumes

Se eu fosse te recomendar um aroma, meu desejo é de que você pudesse sentir a mistura perfeita entre notas de pera, bergamota, flor de laranjeira, jasmim e baunilha (entre otras cositas más). Estas são apenas algumas das minhas matérias-primas favoritas, responsáveis por ativar a memória olfativa de momentos que remetem ao aconchego e à felicidade. Já deu para perceber que sou apaixonada pela perfumaria, né? Por isso, eu te conto a seguir um pouco mais sobre o universo dos perfumes e os segredos que estão por trás deste mercado de bilhões. Confira, ainda, uma entrevista com o consultor olfativo para fragrâncias finas premium na Europa e nos Estados Unidos, Pierre Aulas, que também é diretor artístico olfativo da O.U.i Paris no Brasil, marca do Grupo Boticário.

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Números do segmento de perfumaria

Eu sou apaixonada pelo incrível universo da perfumaria! Apesar da essência um tanto quanto poética, a indústria tem materializado não apenas sensações, como também lucros. Conforme a consultoria Euromonitor, em 2022 o segmento movimentou R$ 282,5 bilhões em todo o mundo. A expectativa é alcançar R$ 391,5 bilhões até 2027.

Perfumes preferidos das brasileiras

O Brasil é o segundo maior mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, as mulheres têm o costume de eleger um cheiro para cada ocasião. Tem aquele que combina com o dia, outro com a noite, o dos momentos especiais, mais um para a temporada quente e um quinto para o inverno. Tudo isso faz com que o consumo da categoria represente mais do que o triplo das vendas de maquiagem.

Entrevista com Pierre Aulas, diretor artístico olfativo da O.U.i Paris no Brasil

A partir deste cenário, procuramos o consultor olfativo para fragrâncias finas premium na Europa e nos Estados Unidos, Pierre Aulas, para entender sobre inspirações, tendências e tecnologia. Após algum tempo colaborando em casas como Mane e Firmenich, o profissional se tornou freelancer e atuou por 20 anos no desenvolvimento de perfumes para Azzaro, Mugler, Burberry, Chloé, Lacoste, Marc Jacob, entre outros. Atualmente, reside na França e é diretor artístico olfativo da O.U.i Paris no Brasil, marca do Grupo Boticário.

A seguir ele comenta, em entrevista exclusiva à Like Magazine, sobre como se diferenciar da concorrência e os principais desafios no processo criativo. Também assinala a crescente onda dos produtos sem gênero e a consolidação dos profissionais brasileiros perante à indústria mundial.

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Consultor olfativo para fragrâncias finas premium na Europa e nos Estados Unidos, Pierre Aulas
Consultor olfativo para fragrâncias finas premium na Europa e nos Estados Unidos, Pierre Aulas

Quais são os principais desafios na produção de um novo perfume? Como você se diferencia e cria algo notável?

Abordar esses desafios requer uma combinação de criatividade, visão empresarial e compreensão da dinâmica sempre em evolução da indústria de fragrâncias. Produtores de perfume bem-sucedidos muitas vezes se destacam tanto na arte, quanto na ciência da perfumaria. Mas, meu lema é sempre tentar “trazer algo para o mercado” ao introduzir fragrâncias especiais, ou fragrâncias que não estão totalmente na moda. Algumas marcas são mais fáceis de trabalhar assim porque seu DNA é criativo. Por exemplo, quando desenvolvemos Alien para Mugler, criamos uma fragrância muito amadeirada e que não estava na moda naquela época. O mesmo aconteceu com Chloe Signature, que era uma nota pura de rosa e que naquele período também não estava na moda. Para a O.U.i, o objetivo é encapsular o estilo de vida parisiense e o chique francês para propor algo diferente aos brasileiros.

Quais são suas inspirações para desenvolver um novo perfume?

A inspiração está em todo lugar! Pode ser música, meu jardim, uma história de amor, uma viagem, uma lembrança… Tudo o que pode proporcionar uma emoção porque o objetivo de uma fragrância é sempre tocar o coração de alguém.

Ainda há uma divisão entre femininos e masculinos. No entanto, você acredita no crescimento de fragrâncias neutras em relação ao gênero?

Sim, houve uma tendência perceptível e crescente em direção a fragrâncias neutras em relação ao gênero na indústria de perfumes, impulsionada pela geração mais jovem e mais notável na divisão de nicho. A distinção tradicional entre fragrâncias “femininas” e “masculinas” tornou-se menos rígida à medida que as atitudes em relação ao gênero e à autoexpressão evoluíram. Portanto, é importante observar de perto essa tendência. Mas os caracteres masculinos e femininos sempre são fortes.

Como a tecnologia ajudou no desenvolvimento de novos produtos?

A tecnologia desempenhou um papel significativo no avanço do campo da perfumaria. Graças a instrumentos analíticos, nariz eletrônico, espaço de cabeça, ferramentas digitais e desenvolvimento de notas sintéticas, os perfumistas podem abrir um grande campo de novos acordes e criações, podendo ser mais eficientes.

Como você vê o mercado de perfumaria brasileiro?

Atualmente, o mercado brasileiro está bastante alinhado com as tendências globais em perfumaria, já que a maior parte dos lançamentos brasileiros foram criados por perfumistas de todo o mundo (Paris, Nova York, EUA, Dubai, Brasil).

Que tipo de perfume as mulheres brasileiras preferem? 

Em geral, as mulheres brasileiras tendem a preferir fragrâncias que entregam um caráter quente e sensual. Na linha O.U.I temos dois best-sellers sob esse universo, que são Scapin 245 e Madeleine 862.

GABRIELA BATISTA Perfume O.U.I, marca do Grupo Boticário

Qual é o seu cheiro favorito?

Todas as fragrâncias que desenvolvo são meus bebês. Não peça a um pai para escolher entre seus filhos (brincadeira). 

Na sua opinião, por que os perfumes desenvolvidos pela França alcançam tanto sucesso?

A França tem uma história rica e enraizada na arte da perfumaria. Temos cultivado e refinado esse ofício por séculos, e esse patrimônio tem sido transmitido através de gerações de perfumistas. Muitas vezes, é um negócio familiar. É por isso que os perfumes estão profundamente enraizados na cultura francesa, e os franceses são apaixonados por fragrâncias. Na França, o perfume é visto não apenas como um produto de beleza, mas como uma forma de arte e autoexpressão. Os perfumistas são especialmente conhecidos por sua experiência, habilidade e atenção aos detalhes, e como a França também é um país de alta moda e luxo, os perfumistas estão frequentemente associados a marcas de moda prestigiadas, contribuindo para a percepção de luxo e sofisticação.

Leia mais: O Boticário lança Egeo E.Joy: o perfume da alegria

Luana Rodrigues

Jornalista especialista em Meios Digitais e pós-graduada em Marketing. Tem quase 20 anos de experiência em redação e é editora-chefe da Like Magazine e do Jornal Exclusivo. Escreve sobre moda e beleza, coordenando e produzindo editoriais. Também participa das principais feiras de calçados do Brasil e do mundo. Apaixonada pelo universo dos perfumes, estuda sobre o tema e faz vídeos diários no Instagram comentando sobre novidades na área da perfumaria. Me siga em: @luarodrigues_rs.

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