Diariamente, o cabelo é exposto à perda de nutrientes. Procedimentos químicos, agentes externos, calor, umidade e poluição são alguns dos causadores desta baixa. Mas qual a maneira ideal de evitar isso? Com um cronograma capilar, composto por três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução. Em especial, uma etapa tem potencial de evitar este problema: a de nutrir os fios.
“Uma vez comprometida a oleosidade natural do couro cabeludo, pode acontecer abertura das cutículas e, consequentemente, mais predisposição aos sinais de desnutrição e ressecamento”, explica o educador técnico da Prohall Professional, Matheus Laz. “A nutrição auxilia a preservar o manto hidrolipídico, regenera as áreas danificadas e fornece todas as vitaminas que as madeixas precisam para esbanjar vitalidade”, complementa o profissional.
Ele complementa que, por meio da reposição lipídica, é possível reverter os sinais de ressecamento, como porosidade, opacidade, pontas duplas e frizz. Além disso, a etapa é capaz de promover a retenção de água dentro do fio, potencializando a hidratação.
Quais os benefícios da nutrição no cronograma capilar?
“Além de controlar o surgimento do frizz, a nutrição também é responsável por oferecer um tratamento antioxidante aos cabelos”, pontua. A etapa reverte os danos ocasionados por radicais livres e rejuvenesce a estrutura capilar, controlando os quadros de enfraquecimento e quebra, complementa Matheus.
Como fazer a nutrição?
A etapa é simples e é possível fazer em casa, uma vez por semana ou conforme a necessidade dos fios — considerando porosidade e curvatura. A indicação é lavar com shampoo e enxaguar. Após, você deve aplicar a máscara do comprimento às pontas. É importante massagear suavemente o cabelo para garantir a absorção do produto.
O tempo de ação recomendado deve ser respeitado conforme as instruções da embalagem. Depois, a indicação é lavar os cabelos com água fria e, na sequência, o processo deve ser finalizado conforme a rotina habitual de cuidados.
Outra alternativa eficaz é realizar a umectação dos fios, utilizando um óleo vegetal de qualidade — e a minha favorita, confesso. O procedimento começa com uma massagem suave no couro cabeludo, seguida pela aplicação do óleo, desde a raiz até as pontas, explica Matheus. Você pode aguardar de 40 minutos a duas horas e, após, enxaguar.
Depois do tempo de ação, os cabelos devem ser enxaguados abundantemente com água morna ou fria para remover completamente o óleo. Para finalizar, é indicado utilizar um condicionador leve a fim de selar as cutículas e manter os benefícios do tratamento por um período prolongado.