Se você é fã de perfume, vai amar esta novidade. O Boticário iniciou um projeto-piloto de venda a granel de um dos clássicos do portfólio de perfumaria feminina, o Floratta Blue. A ação ocorre até maio de 2024, na unidade do Barra Shopping, localizada no Rio de Janeiro. A intenção é conscientizar os consumidores sobre o descarte consciente e, assim, garantir a circularidade das embalagens de vidro pós-consumo.
Siga a Like Magazine no Instagram
Como participar
O consumidor leva a embalagem vazia de qualquer fragrância do Boticário. Logo após, na loja, pode escolher entre as volumetrias de 50ml e 75ml de Floratta Blue, por exemplo. Ela será abastecida na hora em um novo frasco, enquanto o item trazido será direcionado ao Boti Recicla. Além de contribuir diretamente com a destinação correta dos resíduos, o participante também ganha 20% de desconto na compra.
Leia mais: 3 perfumes que vão dominar o inverno 2024
Tecnologia
A loja física do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, hospeda o piloto do projeto. O objetivo é incentivar o descarte correto dos frascos de vidro, que conta com uma solução da Aptar Beauty, licenciada exclusiva na América Latina da tecnologia RT-Plug da Techniplast. A substituição da embalagem do consumidor por uma nova ocorre, pois, de acordo com legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é permitido usar a mesma embalagem trazida pelo consumidor para refilar o conteúdo.
A demanda e performance da estação de fracionamento de Floratta Blue servirão como base para futuras ações da marca. Após seis meses, será avaliada a expansão do projeto para outras cidades do Brasil e ampliação do portfólio de fragrâncias disponíveis neste formato.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre perfume
Destino das embalagens
As embalagens recolhidas passarão por um processo de trituração e serão destinadas às cooperativas do Boti Recicla. Dessa forma, podem ser reaproveitadas pela marca para diversos fins. Um deles, por exemplo, é a produção de mobiliários e decorações para lojas ou até mesmo construção de lojas sustentáveis.
Nesse sentido, transformar o cenário atual, em que o Brasil descarta cerca de 2,4 milhões de toneladas de lixo de forma irregular por ano, é um pilar importante. O vidro possui baixo valor comercial para os responsáveis pela coleta por exemplo. Por isso, Boticário desenvolve, a cada ano, ações que levam em direção a um futuro mais limpo.