Matizar os fios é uma tarefa bem comum para quem resolve aderir ao cabelo descolorido ou tingido. A etapa entra em cena quando os fios começam a desbotar e soluciona temporariamente a questão. Assim, você renova e traz vigor ao tom escolhido sem a necessidade de pinta-los de novo. Tem dúvidas sobre como usar o matizador? Então veja as dicas a seguir!
Como funciona a matização?
O processo neutraliza os tons indesejados — amarelados, oxidados ou apenas desbotados. O matizador é usado principalmente em cabelos descoloridos e loiros, mas pode ser um aliado para platinados, castanhos ou ruivos. O produto não contém amônia e tende a conter ativos que auxiliam na hidratação.
- Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Estrela de Oswald como guia
A estrela de Oswald serve como guia para escolher o melhor tom de matizador. A ideia é identificar o aspecto dos fios e usar a cor complementar para suavizar a cor indesejada.
Qual cor escolher para o matizador?
São quatro as principais cores de matizadores: azul, roxo, roxo-azulado ou preto. A escolha do produto adequado depende, então, do tom atual do cabelo.
Para neutralizar o efeito alaranjado do cabelo, o ideal é apostar nos matizadores azuis. Enquanto isso, a opção roxa é ideal para loiros oxidados e com amarelado leve. A opção que mescla os tons de azul e roxo auxilia na matização do efeito amarelado e alaranjado.
Para fios alaranjados que beiram o vermelho — e que precisam de uma ação mais potente — o matizador preto-azulado é o mais indicado. Mas vale o alerta: como o caso é mais intenso, é provável que a matização por si só não seja suficiente para corrigir o tom.
O cabelo platinado matiza com facilidade e, por isso, tem maior chance de manchar. Então, muita atenção com o tempo de ação do produto! Caso os fios estejam danificados, vale apostar em uma fórmula capaz de reverter o quadro de porosidade.
- Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!