Cada estação apresenta particularidades e é inevitável: muitas vezes, as madeixas sofrem com elas! No verão, o sol em excesso pode danificar os fios e, inclusive, impactar na coloração. No outono e no inverno, por exemplo, é comum que o cabelo sofra com o calor em excesso da lavagem.
Siga @likemagazinebr para mais dicas de beleza e moda!
“Os principais agravantes nas estações de outono/inverno são o clima seco e o uso de água quente nos banhos, condições estas não muito saudáveis para o cabelo”, explica o educador técnico do Prohall Group, Matheus Laz. Nesses momentos, a dica do profissional é incluir no cronograma capilar produtos voltados à reparação completa e à revitalização capilar, por exemplo.
Leia mais
- 3 cuidados que você não pode abrir mão se tem cabelos lisos
- 5 dicas que vão ajudar o seu cabelo a crescer mais rápido
Para adequar a rotina de cuidados, independente da estação, o educador recomenda uma rotina de cuidados. “Nossa recomendação é fazer uso de um cronograma capilar. Ele permite que o cabelo seja preenchido com todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia, além de hidratar e reparar os danos.”
Para conhecer o próprio fio e entender as necessidades dele, Matheus recomenda, então, o teste de elasticidade. “Ao esticar o fio, se ele partir com facilidade, indica necessidade de nutrição. No entanto, caso o fio possua alta elasticidade e sensibilidade, é necessário reconstrução”, sintetiza.