Ana Paula Figueiredo
Para além dos quartos infantis, o teto colorido vem se transformando em uma tendência para qualquer ambiente, e não somente entre as paredes do quarto.
Investir em um teto colorido é uma forma de adicionar personalidade e estilo, quebrando a monotonia de paredes neutras, servindo também para espaços corporativos e estabelecimentos.
Entre as vantagens do teto colorido e sua estética diferente, a arquiteta Claudia Moreira aponta três, confira!
1 - O teto colorido é uma solução para camuflar pequenas imperfeições.
2 - Teto com cores ou desenhos promove a sensação de pé direito mais baixo e aconchego. 3 - Quando é pintado da mesma cor da parede, cria-se uma unidade e sofisticação.
Para a escolha das cores, use-as com planejamento. Cores suaves, como tons pastel ou neutros, criam uma sensação de tranquilidade.
Tons fortes como azul profundo, bordô ou terrosos, trazem ousadia e elegância, e destacam as luminárias.
Tons vibrantes como amarelo ou laranja são perfeitos para espaços que pedem dinamismo, como cozinhas, áreas sociais, escolas e escritórios.
Mas, cuidado para não sobrecarregar o ambiente e cansar a visão.
O teto colorido em cor sólida garante uma estética diferenciada. Mas, também é possível usar outras técnicas como texturas, papéis de parede, stêncil, gesso, dando ainda mais personalidade ao espaço.
Por isso, vale investir em estampas de flores, formas geométricas, ou ainda as mais discretas, como listras em branco e branco, por exemplo.
Lembre-se que o teto é como uma tela em branco e pode ser explorada para criar ambientes únicos e cheios de estilo.
Para quem não deseja ter um teto totalmente colorido, vale experimentar a pintura do rodateto. Essa já é uma forma de trazer mais cor para os espaços.