Parede verde na sala: como inovar na decoração

Por Ana Paula Figueiredo

Entre as tendências de cores para o design de interiores em 2024, o verde é uma delas. Em suas variações, vem ganhando destaque, inclusive nas salas, protagonizando as paredes.

A cor remete à natureza e à tranquilidade, trazendo frescor aos espaços. Com diferentes tonalidades, o verde possibilita muitas composições.

Os tons mais claros – como o menta ou pistache – podem criar uma sensação de leveza e serenidade. Já os mais escuros, como verde musgo, evocam sofisticação e elegância.

Para fazer composição com a sala de parede verde, é importante escolher bem as cores dos móveis e acessórios. Tons neutros, como branco, bege e cinza, são opções seguras.

Para uma decoração mais ousada, opte por cores como o laranja, o amarelo e o azul.

O contraponto do verde pode estar no sofá em tom mais vibrante ou nos elementos ao redor, quadros na parede ou outros objetos decorativos.

 O verde pode estar em todas as paredes ou em uma única, com aplicação de tinta, textura ou até papel de parede.

Assim como a cor da parede é importante, também é fundamental saber escolher os móveis e elementos decorativos para ter uma decoração harmônica.

Móveis de linhas retas e simples conferem um visual contemporâneo, enquanto o couro traz a característica do clássico atemporal. Vale considerar a inclusão de tapetes e cortinas na decoração.

Luzes quentes podem destacar o verde e criar um ambiente acolhedor. Abajures e luminárias (modernos ou vintage) podem ser usados para adicionar um toque de estilo.

Incorporar plantas na decoração complementa a parede verde e reforça a conexão com a natureza. Opte pelas plantas suspensas para trazer dinamismo ao espaço.

Quadros com molduras neutras ou em cores metálicas, como dourado ou prateado, podem adicionar um toque de elegância.