Crie um lar cheio de significados e lembranças com a decoração afetiva

Por Ana Paula Figueiredo

A decoração afetiva vem se tornando popular nos lares, criando espaços cheios de autenticidade, nostalgia e afeto.

Incorporar a decoração afetiva é mais fácil do que se imagina. A abordagem trata de incluir móveis, objetos pessoais e elementos decorativos que tenham algum valor sentimental, por exemplo.

A ideia é evocar sentimentos de conforto e familiaridade, utilizando itens que carregam significados pessoais, ajudando a relembrar momentos especiais e a criar laços emocionais.

Fotografias, souvenirs de viagens, ou itens que lembrem alguém querido são ótimas opções para incuir na sua décor.

Portanto, um quadro de formatura, uma lembrança de casamento ou algo que celebre o nascimento de um filho são perfeitos para evocar memórias queridas, assim como medalhas e troféus.

Os itens podem ser aqueles herdados de família, como um prato colorido, um tapete, um porta-retratos. São muitas as opções.

A decoração afetiva é muito personalizada. Assim, a ideia é inserir na composição aquilo que faz sentido para você, como um violão, almofada, uma caixinha de música ou algo relacionado ao pet.

Móveis e outras peças vintage combinam super bem com esse estilo de decoração. Vale incluir aquela antiga cadeira de balanço ou cristaleira. E se não tiver em tão bom estado, considere a restauração do item.

Distribua seus itens afetivos de forma equilibrada. Ou seja, eles podem estar visíveis em diferentes espaços do lar. Assim você mantém a harmonia visual.

Além de trazer conforto e lembranças boas, a decoração afetiva também pode ser bastante econômica, ao utilizar itens que já tenha em casa, sem grandes investimentos.