Ana Paula Figueiredo
Incorporar um balanço suspenso na decoração é uma maneira de adicionar aconchego ao ambiente, transformando salas, quartos e outras áreas.
Se antes o balanço suspenso era usado com a finalidade de criar uma estética agradável em jardins e varandas, hoje já faz parte do design de interiores também.
E assim como os elementos são adaptados para outros ambientes, a ampla variedade de modelos e designs permite uma decoração diversa, personalizada e acolhedora.
Dos clássicos modelos de madeira aos de metal ou acrílico, a escolha do material dependerá do local em que será instalado.
Para um ambiente mais rústico, o balanço de madeira com cordas naturais é ideal e traz conexão com a natureza.
Já para espaços contemporâneos, balanços de metal com design minimalista ou de acrílico transparente se destacam pela leveza e sofisticação.
Embora o balanço suspenso seja frequentemente associado a áreas externas, ele é extremamente versátil e pode ser inserido em diferentes ambientes internos.
Em varandas ou terraços, ele complementa o cenário de relaxamento ao ar livre.
Em salas e quartos, o balanço traz um toque de ousadia e descontração, tornando o espaço mais dinâmico e acolhedor.
O balanço suspenso pode ser o ponto focal de um cômodo, criando um cantinho especial para leitura ou o simples relaxamento.
Na sala de estar pode substituir uma poltrona tradicional, promovendo uma decoração diferente e atrativa.
No quarto, o balanço pode se transformar em um refúgio particular, perfeito para momentos de descanso.
Almofadas macias e mantas deixam o balanço suspenso ainda mais convidativo.
A iluminação aconchegante e um tapete macio colocado embaixo ajudam a deixar a atmosfera no ambiente mais agradável. Pendentes ou luminárias de chão também são boas opções de decoração.
Para instalar um balanço. é preciso ter certeza se o teto tem resistência para suportar o peso. A fixação deve ser feita em vigas estruturais ou com suportes específicos para balanço, e o espaço ao redor deve ser considerado.