É comum ficarmos mais introspectivos e reavaliarmos objetivos e sonhos nesta época do ano. Há quem queira aprender um novo idioma, iniciar a prática de esportes, mudar de carreira ou de rotina alimentar, viajar e buscar por uma vida saudável. A wishlist faz parte de todo réveillon, quando olhamos para os fogos e fazemos promessas nos comprometendo com aquilo que queremos melhorar. Qual seus planos e metas para iniciar o novo ano?
No entanto, muitas das nossas metas se perdem em nossos pensamentos. Conforme um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Estatística do Cérebro, cerca de 50% das pessoas que fazem planos para o ano novo mudam de ideia ainda em janeiro. Enquanto isso, 27% nem esperam a virada e já desistem das promessas no final de dezembro.
A autoavaliação e a tristeza são sentimentos comuns neste período, destaca a psicóloga Ana Stein. “Nem sempre conseguimos analisar a situação total, quando estamos felizes e eufóricos não conseguimos, por exemplo. É importante estabelecer objetivos tangíveis em busca de poder visualizar o caminho até eles. Além disso, determinar prazos é interessante para nosso comprometimento e nos dá direcionamento ao longo do ano sobre o que precisamos fazer”, pontua.
Para além das promessas que chegam com a virada do ano, sempre é tempo de buscar o novo. Nas próximas matérias você conhecerá histórias de recomeços que envolvem saúde, carreira e hábitos alimentares. São depoimentos de quem recomeçou, seja por opção pessoal ou porque a vida exigiu.
Leia mais:
Esta matéria compõe a reportagem especial sobre recomeços. Quer conferir mais novidades sobre o assunto? Então leia também:
- Recomeços de carreirra
- Recomeços na alimentação
- Recomeços depois do AVC