Você sabe qual é a origem do Halloween? O Dia das Bruxas começou com uma antiga civilização que floresceu antes do nascimento de Jesus Cristo, os celtas. Eles se situavam na área que hoje abrange a Inglaterra, Escócia e Irlanda, e celebravam o Dia de Samhain em 31 de outubro. Para eles, esta data marcava o fim da temporada do sol e o início do frio.
Ademais, a data também simbolizava a abertura de um portal entre o mundo dos mortos e dos vivos. Acreditavam que as almas dos falecidos saíam à procura dos vivos, gerando apreensão durante o dia. Sendo assim, eles procuravam se vestir de maneira diferente para não se parecerem humanos e, consequentemente, enganarem os espíritos.
Dois mil anos depois, o povo celta acabou sendo dominado pelos romanos, estes que celebravam o Dia de Pomona, deusa da agricultura, frutas e jardins, na mesma época do Samhain. Como consequência, vegetais e maçãs foram incorporados à antiga festa celta.
Após mais dois mil anos, a influência da Igreja Católica trouxe o feriado do dia primeiro de novembro, o Dia de Todos os Santos (chamado em inglês de All Hallows Day). O dia anterior, 31 de outubro, ficou conhecido como Hallows Eve, véspera de Todos os Santos, originando o nome tradicional: Halloween.
A tradição celta de acender fogueiras, dançar, usar fantasias, decorar casas com lanternas feitas de abóboras esculpidas e iluminadas por velas, continuou. Além disso, as superstições também prosseguiram. Por exemplo, se uma moça descascar uma maçã sem romper a casca e a atirar por cima do ombro à meia-noite, a casca ao cair irá formar a primeira letra do nome de seu futuro marido.
Já a tradição de ir de casa em casa pedindo doces, o famoso “gostosuras ou travessuras”, se originou na Irlanda.
Mas e a origem do Halloween no Brasil?
No país, diversas tradições europeias foram incorporadas ao Dia das Bruxas brasileiro. No entanto, grupos ligados ao folclore brasileiro protestaram contra a importação desta festa e, instituíram o Dia do Saci, em 31 de outubro, buscando preservar e valorizar as lendas locais.