Com a chegada do verão e a onda de calor no Brasil, um dos passeios mais procurados é a praia ou piscina com amigos e familiares. Porém, para isso é importante que as peças de banho estejam em bom estado para durararem durante toda a estação e para os próximos anos.
Dicas para as roupas de banho na onda de calor
Portanto, a Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, separou cinco dicas para preservar o tecido deste tipo de look praiano. Segundo ela, biquínis, maiôs e sungas merecem cuidados especiais, pois são itens que se desgastam com maior facilidade, por conta da maresia, do protetor solar e de produtos químicos utilizados no tratamento de piscina, como o cloro.
Evite o contato da peça com os cosméticos durante a onda de calor
Você sabia que protetor solar, bronzeadores e demais produtos que usamos em excesso em momentos de lazeres na onda de calor, podem acabar manchando as peças e desbotando as cores de forma rápida?
A dica é optar por produtos não oleosos, nos quais sejam aplicados no corpo e que deixe secar antes de colocar a roupa de moda praia. Entretanto, na reaplicação também é importante o cuidado, evitando encostar nas peças.
Não guarde as peças molhadas ou úmidas
Mesmo com a correria de uma viagem, por exemplo, o ideal é que as roupas de banho não sejam armazenadas nem úmidas, muito menos molhadas. Além de ser um ambiente para desenvolver bactérias, prejudiciais principalmente para as mulheres. Os tecidos geralmente são compostos por tecidos que absorvem água e esticam no corpo, perdendo assim, a sua forma original quando molhados.
É importante deixar secar completamente ao ar livre, sem utilização de fontes de calor.
Tome cuidado com superficies ásperas
Cuidado ao se sentar em locais como pedras ou solo áspero e , principalmente, deslizar em um toboágua. Esses locais podem provocar atrito nas roupas e descosturar, ralar sua peça ou até mesmo, rasgar. O ideal é sempre que possível, utilizar cangas para se proteger ao sentar.
Evite lavagens caseiras
As receitas caseiras, bem como misturinhas, aplicações de alvejante e centrifugações podem danificar as fibras do tecido, degradar a cor e estragar a roupa. Por se tratar de um tecido delicado, o melhor é que seja realizada uma lavagem especializada a cada uso.
Também é importante sempre lavá-las antes de guardá-las. Pois caso o cloro ou o sal da água do mar não seja retirada corretamente do item, ele pode esgarçar quando for colocado novamente no corpo.