O popular site de conversas anônimas através de chamadas de vídeos, Omegle, encerrou seu funcionamento. Em um comunicado publicado na página oficial da rede social, o fundador Leif K-Brooks anunciou o fim das atividades virtuais.
A plataforma esteve no ar por 14 anos, de 2009 a 2023. O principal objetivo do site de interações era conectar aleatoriamente o usuário a estranhos de diferentes partes do mundo para uma videoconferência.
Aliás, durante os anos de trabalhos, o Omegle estava sendo investigados por autoridades mundiais por ser considerado uma abertura, na qual poderia facilitar o abuso sexual, principalmente de menores de idade.
De acordo com informações da CNN Brasil, o Omegle já não está disponível desde a manhã deste dia 9 de novembro.
No entanto, mesmo com todos os problemas judiciais e uma queda significativa de engajamento de usuários, diversas pessoas conseguiram desenvolver amizades e treinar outros idiomas. O que fez com que muitos vídeos viralizassem nas redes sociais. Portanto, a notícia sobre o fim do ciclo, está entre os assuntos mais comentados do momento.
“Eu lancei o Omegle quando eu tinha 18 anos de idade, e eu ainda moro com meus pais. O site deveria representar as coisas que eu amo na internet, enquanto introduzia uma forma de espontaneidade social que eu sentia que não existia em nenhum outro lugar. Se a internet é a manifestação de uma ‘aldeia global’, o Omegle deveria ser uma forma de caminhar pela rua nessa vila, gerando conversas com as pessoas pelo caminho”, disse Brooks no comunicado.