O ator irlândes, Michael Gambon, ficou mais conhecido com o personagem da franquia de filmes Harry Potter, no entanto, começou a carreira na atuação em 1962. Veja a seguir como começou a sua história como artista de cinema.
Michael iniciou no teatro e tornou-se conhecido por sua interpretação de Galileu em 1980, na peça chamada “Life of Galileo”, com direção de John Dexter. Posteriormente, entrou para o mundo da televisão em “The Singing Detective”, em 1986. O trabalho, em que atuava como um escritor que sofria de uma grave doença de pele, proporcionou a ele um dos quatro prêmios BAFTAS que recebeu em sua trajetória.
Michael Gambon como ator de Harry Potter
De acordo com portal de notícias Terra, ele foi o segundo a dar vida a Dumbledore, diretor da escola Hogwarts de magia de bruxaria. Sua primeira aparição como um dos personagens mais amados pelos fãs dos filmes, se deu em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, em 2004.
O astro se aposentou em 2015, após desenvolver problemas de memória, porém continuou trabalhando apenas no cinema até o ano de 2019.