Os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, poderão começar a renegociar o saldo já no dia 7 de novembro, em agências do Banco do Brasil e da Caixa. Isso porque o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou a novidade para os estudantes que necessitam de negociação.
O que é o Fies?
Trata-se de um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Entretanto, o programa não oferece bolsas de estudos e sim, um empréstimo. Após concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas que estarão de acordo com a sua renda.
A decisão foi tomada em conjunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E também, com representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, segundo o site G1.
“Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as negociações a partir já deste mês”, declara ministro.
Segundo o então governo de Lula, a renegociação pode alcançar até 99% do montante principal e 100% dos juros e multa. No entanto, depende das condições de cada aluno.