Uma das maiores atrizes da teledramaturgia nacional, Fernanda Montenegro, completa 94 anos no dia de hoje. A seguir, relembre a sua trajetória marcante no teatro, cinema e TV.
Você sabia que Fernanda Montenegro é nome artístico? Arlette Pinheiro Monteiro Torre é seu nome de registro. Ela nasceu em 16 de outubro de 1929, na zona norte do Rio de Janeiro. Atuou no teatro pela primeira vez aos 8 anos, a fim de uma peça religiosa. No entanto, aos 15 anos foi contratada pela primeira vez como redatora, locutora e radioatriz na Rádio MEC.
“Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa à la Século XIX. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou”, explicou a atriz para a reportagem do Terra.
No início da carreira, chegou a participar de cerca de 80 peças. Foi premiada como Atriz Revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, em 1952, por conta de seu trabalho em “Está Lá Fora um Inspetor” com direção de J.B Priestley, e “Loucuras do Imperador” de Paulo Magalhães.
Já morando em São Paulo, em 1954, fez parte da Companhia Maria Della Costa e do Teatro Brasileiro de Comédia. Juntamente com o companheiro Fernando Torres, abriu sua própria companhia de teatro.
Ainda assim, dez anos depois, estreou na TV Rio, com novelas de grandes sucessos. E após, passou a participar da TV Globo, em 1965.
Também foi indicada ao Oscar, na Categoria Melhor Atriz, pelo trabalho no filme “Central do Brasil”.
Por fim, mas não menos importante. Estrela do teatro foi concebida com um Emmy Internacional. Atualmente, ela ocupa a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras. E, ainda mais, se destaca na Literatura.