O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando! A prova, que é considerada a porta de entrada dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior, acontece nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil.
No primeiro dia (5), o ENEM será voltado as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Enquanto no segundo dia (12), será avaliado os conhecimentos dos candidatos na áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
De acordo com a coach educacional e professora Maria de Lurdes Zamora Damião, se o estudante se dedicou aos estudos, a tendência é ir bem na prova.
“Agora, se não estudou até agora, o tempo é curto. Mas, ainda assim é possível revisar os conteúdos até o dia das provas. Comece fazendo a relação das matérias, de forma que as que considera mais desafiadoras sejam as primeiras da lista e as últimas sejam as que considera mais fácil. Essa será a ordem em que estudará, primeiro as mais desafiadoras e por último, quando já estiver cansado, as mais fáceis”, disse Maria.
A docente ainda disse que neste período é comum que os estudantes tenham medo do futuro, afinal essa é uma resposta do organismo humano a situações de estresse. Além disso, a ansiedade e o estresse podem acabar interferindo no emocional e, como consequência, prejudicar o desempenho.
Dicas de preparação para o ENEM:
- Leia o edital! Sabemos que pode ser chato, mas ele é essencial! Afinal é nele que estão as informações mais importantes sobre a prova;
- Se atente aos horários e local, calcule o tempo de deslocamento anteriormente;
- Deixe tudo planejado para os dias das provas. Separe os documentos e materiais necessários no dia anterior;
- Sobre os estudos, é interessante organizar horários fixos para estudar todos os dias;
- Para melhorar a concentração, desligue as notificações do celular e notebook;
- Procure estudar mais de uma disciplina por dia;
- Se você julgar interessante, utilize o modo pomodoro (25 minutos de concentração intensa, 5 de pausa e descanso);
- Caso você tenha dificuldade em focar, tente fazer meditação ou algum exercício de atenção plena. Essas técnicas são ótimas para minimizar a ansiedade.
“Depois da prova, relaxe e, caso o resultado não seja positivo, em 2024 você terá uma nova oportunidade”, finaliza a coach.