Novembro já chegou, e com ele um dos momentos mais aguardados do ano, a Black Friday. Segundo a Associação Brasileiro do Comércio Eletrônico (ABComm), dia 24 de novembro deve gerar R$ 7,1 bilhão de reais para o comércio online, 17% maior que o ano passado.
Ainda segundo o estudo feito pela Offerwise, 69% dos brasileiros devem ir às compras atrás de aparelhos eletrônicos, como eletrodomésticos, celulares e eletroportáteis. Com este cenário, 55% dos varejistas estão otimistas em relação às vendas, conforme um levantamento da plataforma Reclame Aqui.
O coordenador do curso de MBA em Gestão de Negócios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Roberto Falcão, disse que o consumidor deve e pode aproveitar a ocasião para comprar mais barato. No entanto, é preciso seguir algumas dicas para não cair em fraudes.
Vale mesmo a pena aproveitar uma promoção?
Se a promoção foi 100% honesta, ela vale a pena. Mas é preciso ficar atento ao prazo de validade, se for um alimento perecível, também é importante ter uma referência de quanto o produto custava antes da promoção.
“Não adianta comprar, por exemplo várias caixas de leite com um bom preço, mas perto da validade, pois é possível que você perca o produto e o valor investido, por não conseguir consumir tudo a tempo. Além disso, tente descobrir se a empresa não aumentou os preços dias ou semanas antes da Black Friday, para dar um falso desconto durante a liquidação.”
O professor enfatiza que toda promoção justa e que ajude o consumidor a adquirir um produto ou serviço com bom valor, vale a pena. Por outro lado, se você for consumista, fique atento a gatilhos usados pelo mercado, como as palavras “promoção” e “oferta”. Essas muitas vezes te induzem a comprar algo “desnecessário”.
Outra dica interessante, é comprar com desconto produtos com valores mais elevados. Ademais, se atente a brindes e promoções exclusivas e colecionáveis, pois se você é um grande fã da marca, vale a pena aproveitar.
Antecipe as compras de Natal
Caso você pense em antecipar as compras para o Natal, esse pode ser sim um bom momento para isso! “A não ser que você não tenha onde guardar o presente para a pessoa que você ama, para não estragar a surpresa.”
Cuide com o orçamento
Seja com uma planilha digital ou no papel, é preciso organizar o seu orçamento, quanto você ganha e quanto você pode gastar. Esse controle te auxiliará a não se endividar e definir suas propriedades na hora de comprar, evitando os gastos por impulso.
Pense bem nas parcelas que você fará, afinal elas não podem te comprometer no futuro.