No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou 6.622 transplantes de órgãos, como coração, rim, pulmão e fígado. Segundo o Sistema Nacional de Transplantes, 536 foram realizados no Rio Grande do Sul. Ao todo, o Brasil tem 1.198 serviços credenciados para transplantes através do SUS.
O Sistema Nacional de Transplantes também afirmou que inúmeras pessoas foram e podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Em grande maioria dos casos, a única possibilidade de vida do paciente é a doação que receberá.
Você sabia que o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo? E também, o segundo maior transplantador do mundo. Esses números são resultados da rede pública de saúde, que fornece à população assistência integral e gratuita, incluindo todos os exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento em todo o processo e medicamentos após o transplante.
No entanto, para realizar a doação de órgãos, é preciso que a pessoa interessada deixe esclarecido para os familiares o seu desejo de ser um doador. Portanto, a doação é feita somente com a autorização da família.