Dia 24 de novembro ocorre a 13ª edição da Black Friday no Brasil. A data representa um marco para o varejo brasileiro, que promove estratégias para impulsionar vendas e atender expectativas do público consumidor. Por isso, preparamos um guia sobre a Black Friday 2023 e também dicas para garantir os melhores preços e a qualidade de produto.
De acordo com o estudo “Black Friday Brasil”, encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, em julho deste ano, um em cada quatro brasileiros considera o preço baixo o principal fator para comprar produtos durante este período. Além disso, o levantamento também aponta que a preocupação com a qualidade do item é determinante, ocupando o segundo lugar no ranking de decisão dos consumidores. Em terceiro, está a confiabilidade da loja, do site ou do aplicativo.
Confira a seguir, perguntas e respostas importantes antes de consumir:
Quando é a Black Friday 2023?
A data varia anualmente, mas se estabelece como a última sexta-feira de novembro. Neste ano, será dia 24 de novembro.
Qual o período da Black Friday?
Embora tenha uma data predefinida, as lojas físicas e os e-commerces trabalham as promoções em campanhas especiais. Por isso, os preços vão sendo diluídos ao longo do período, chegando na oferta principal. Geralmente, as marcas aproveitam o fim de semana para queimar estoque, seguindo com promoções até o domingo.
Como evitar golpes?
A data também oportuniza golpes, promovendo a “Black Fraude”. Contudo, é possível evitar a prática por meio de informação e pesquisa. Para isso, a dica é usar sites comparadores de preços, consultar a lista de e-commerces não recomendados pelo Procon e acompanhar o que especialistas alertam. Outra maneira de não cair em promoções falsas, é ficar atento às variações de preços durante o período, por exemplo.
Happy Friday
Dito isso, destacamos a Happy Friday, campanha de ofertas especiais do Rissul, que ocorre entre os dias 20 e 25 de novembro. Presente em 21 cidades do Rio Grande do Sul, a rede de supermercados dispõe de variadas categorias de produtos, como higiene e beleza, limpeza, mercearia, padaria, hortifrúti, carnes selecionadas, bebidas, matinais, cereais, laticínios, produção própria, entre outras. Para acessar as ofertas, clique aqui.
Leia também: Black Friday: varejistas do RS aumentam as vendas; veja detalhes