A chegada de um recém-nascido é um momento de muita alegria e felicidade. Os primeiros sorrisos, movimentos e gargalhadas merecem ser registrados e guardados para sempre. E para te ajudar a saber qual é o momento perfeito para fotografar o seu bebê, a fotógrafa Andréia Garcia reuniu diversas dicas e técnicas imperdíveis para fazer um ensaio newborn em casa.
Segundo a fotógrafa, o melhor momento para fotografar um recém-nascido é dentro das duas primeiras semanas. “Durante esse período, os bebês ainda estão se ajustando ao mundo fora do útero e tendem a dormir mais profundamente, o que facilita a criação de poses delicadas e tranquilas, principalmente porque as cólicas não estão tão fortes”, diz a profissional.
Nas primeiras semanas de vida, os bebês são mais flexíveis e a probabilidade de manter as poses é maior. Mas não se preocupe, caso você não consiga fazer de início o ensaio newborn, ainda dá para fazer fotos maravilhosas! Afinal, o bebê é considerado recém-nascido até 28 dias.
Confira algumas dicas e técnicas para conseguir as melhores fotografias do seu recém-nascido:
Preparação adequada para um ensaio newborn
Antes de começar a sessão de fotos, certifique-se de que o seu bebê esteja confortável e alimentado. Pois um recém-nascido bem alimentado fica mais relaxado e propenso a um sono profundo .
Luz natural
Se você quer tirar fotos boas e bem iluminadas de um recém-nascido, procure uma luz suave e natural. Posicione o bebê próximo a uma luz difusa que cria sombras suaves e realça a pele do bebê.
Ambiente aconchegante é essencial para um ensaio newborn
Manter a sala aquecida para que o bebê não sinta frio é uma dica essencial! Pois um bebê confortável é mais propenso a ficar tranquilo durante a sessão.
Poses seguras
Cuidar da segurança do bebê deve ser a prioridade. Por isso opte por poses naturais e confortáveis, evitando qualquer posição que possa colocar o recém-nascido em risco.
Adicione elementos significativos
Incorporar objetos especiais, como brinquedos e mantas de família, adiciona um toque pessoal às fotos e cria lembranças únicas.
Se atente aos detalhes
Não deixe de capturar os pequenos detalhes, como os dedinhos, os cílios e os lábios do bebê. São esses detalhes que os tornam únicos.
E nunca se esqueça, cada bebê é único e possui maneiras e comportamentos diferentes. “Nem todos os bebês cooperam o tempo todo, e está tudo bem. Trabalhe com o ritmo e os momentos dele”, aconselha Andréia.