O ano começa e muitas pessoas traçam metas para realizar ao longo dos anos, e abrir uma poupança está entre as principais. Portanto, saiba 5 dicas para economizar dinheiro que o professor da FECAP e especialista em finanças, Márcio Wu, separou para quem possui o objetivo de colocar as finanças pessoais em dia.
Acima de tudo, pague as dívidas
Poupar não é um hábito fácil, mas com a chegada da Covid-19 trouxe para muitas pessoas a percepção da importância de se manter fundo de reserva que possa ser utilizado em momentos desafiadores. Antes de pensar em guardar dinheiro em poupança ou investir, no entanto, organize as pendências e pague sempre que possível.
Identifique seu orçamento
Segundo pesquisas, o Brasil tem 66% da população endividada. O ponto de partida para sair da condição de devedor para se tornar um poupador é diagnosticar entradas e saídas. A maioria das pessoas não tem ideia de como gastam o dinheiro. “A primeira coisa é entender de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai. Faça um detalhamento e diagnóstico dos seus gastos pessoais ou familiares”, afirma Márcio.
Tente reduzir gastos desnecessários
Após conseguir finalizar as dívidas, se torna mais fácil observar os seus gastos de maneira racional. Comece a poupar aos poucos, sem radicalismo. A dica principal é tentar reduzir gastos, sem abrir mão do que é importante para você. Se tem costume de sair com amigos, não corte esse hábito, diminua a frequência e quem sabe, analise os lugares e levando em consideração os preços.
Se você vai ao cinema uma vez por semana, passe a ir uma vez a cada duas semanas. O que é “supérfluo” varia de pessoa para pessoa e do perfil de consumo de cada um. “Planos financeiros rígidos, assim como dietas alimentares, costumam fracassar”, comenta Wu.
Economize com um objetivo
Importante que você economize com base em um objetivo, como comprar um carro, uma casa, ou viajar. Ter em mente o que deseja, torna o processo um pouco mais fácil. Isso porque, a motivação e sensação de conquista após alcançar a meta, traz o sentimento de controle sob as próprias decisões.
Desenvolva os hábitos
Para finalizar, mas não menos importante. Mais importante que buscar rentabilidade é criar o hábito de poupar. Se já tem o hábito, pense em como vai investir os recursos. “É importante ter em mente qual o seu perfil de risco, se é conservador, agressivo ou moderado”, aconselha o especialista.