Nas produções cinematográficas, 2023 facilmente poderia ser marcado como o “ano da vida real”. Os diversos lançamentos geraram discussões do público e repercutiram na crítica especializada — seja com
avaliações positivas ou negativas. Para quem gosta de histórias reais, a seleção de séries e longas entrega mergulhos em trajetórias pessoais e profissionais e em casos que marcaram pela repercussão. Então prepare a pipoca e confira a seleção de documentários em alta para assistir!
Galvão: Olha o que ele fez (2023)
O narrador, que se consagrou em algumas das principais narrações esportivas do país, agora tem sua história contada em documentário. A produção mostra uma versão honesta de Galvão Bueno e passa, por exemplo, pela infância e pelo crescimento na profissão. Em contrapartida, a trama também aborda polêmicas e brigas antigas. Como pano de fundo, os bastidores da Copa do Mundo de 2022, a última a contar com sua narração. A série documental é um produto original Globoplay com cinco episódios.
Supernova – Xuxa (2023)
A Rainha dos Baixinhos tem a trajetória relembrada no documentário que conta com a direção de Pedro Bial. Assim, a maternidade, o relacionamento com Ayrton Senna, as polêmicas da carreira, os problemas pessoais e a relação de trabalho tóxica que vivenciou com sua empresária Marlene Mattos são alguns dos temas abordados na trama. A série documental sobre a atriz, cantora e apresentadora está disponível na Globoplay em cinco episódios.
Isabella: o Caso Nardoni (2023)
O documentário, lançado 15 anos depois do crime, retrata o caso que chocou o país em 2008, com a morte de Isabella Nardoni, de cinco anos. Tempos após a condenação dos suspeitos — Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da vítima —, a família divulga novos detalhes sobre o acontecimento. A trama, contada em um longa de cerca de duas horas na Netflix, é forte e inclui também como foi a cobertura do assassinato pela imprensa.
Johnny Depp x Amber Heard (2023)
A disputa judicial que ocorreu em 2022 entre o ex-casal e gerou polêmica na internet ganhou uma série documental na Netflix. À época, Johnny Depp processou a ex-companheira após um texto escrito por Amber Heard sobre ter sido vítima de abusos ser publicado no The Washington Post. Com imagens do julgamento, a produção traz o contexto midiático do caso. Ao mesmo tempo, a trama também aborda a desinformação em torno do caso, com discussões acaloradas nas redes sociais.
Se você curtiu a seleção de documentários com histórias reais para maratonar, então confira também a seleção de podcasts baseados em casos não fictícios.