Conhecida pelas flores, a primavera pode ser uma grande inimiga das pessoas com alergias. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) apontam que 10% da população do país tem asma e 30% rinite alérgica. Ainda segundo os índices, frequentemente, as duas doenças se manifestam juntas. Durante a estação é possível redobrar alguns cuidados e amenizar os sintomas alérgicos.Confira 4 dicas para reduzir os efeitos das alergias na primavera.
Ainda segundo os dados de pesquisa, cerca de 25% dos adultos da região sul têm alergia ao pólen. Nas pessoas alérgicas, o pólen desencadeia uma reação inflamatória, resultando em rinite e conjuntivite. Nariz, olhos e garganta coçam intensamente, acompanhados de espirros e congestão nasal.
Sintomas mais frequentes são:
- Espirros;
- Coriza e congestão nasal;
- Tosse;
- Olhos vermelhos e/ou irritados
- Coceira nos olhos e nariz;
- Dificuldade de respirar.
A chegada da estação da polinização é inevitável. Entretanto, é possível tomar alguns cuidados que ajudam a amenizar e até prevenir sintomas mencionados acima. A doença crônica em si, como a rinite alérgica não tem cura, mas pode ser atenuada e controlada com alguns cuidados:
Mantenha a casa limpa
Mofo, poeira e pólen podem se depositar e acumular em prateleiras, armários, aberturas e diversos outros locais. Por isso, limpe a casa com frequência, dando atenção para cada cantinho. Dê preferência ao aspirador de pó: a vassoura e o espanador acabam espalhando as partículas de poeira pelo ar.
O travesseiro
Nosso travesseiro é a moradia preferida de ácaros e mofos. Por isso, forre sempre ele e o colchão com uma capa de material impermeável, para evitar o contato com causadores de alergias.
Cuidados com produtos de limpeza
Muito cuidado ao manusear produtos de limpeza! O cheiro forte, causado pelas substâncias poderosas que os compõem, podem irritar ainda mais sua mucosa nasal. Uma boa dica é escolher produtos biodegradáveis, que são menos irritantes – e melhores para o planeta.
Atenção com vias respiratórias
Crises alérgicas comprometem o bom funcionamento das vias respiratórias, que se tornam inflamadas e sensíveis. Porém, algumas alternativas podem contribuir para aliviar o desconforto e melhorar sua respiração.
Lavar o nariz com soro fisiológico, por exemplo, ajuda a hidratar as mucosas respiratórias, remover as impurezas e diminuir o efeito do pólen e da poeira nas vias aéreas. O uso de purificadores de ar no ambiente também pode auxiliar você a respirar melhor.
Quer conhecer mais dicas de bem-estar? Acesse aqui.