Ai as férias escolares, tão amadas pelas crianças, e nem tanto pelos pais. Se você está buscando maneiras diferentes de entreter a criançada, sem o uso de telas, está no lugar certo. Afinal, trouxemos algumas ideias de brincadeiras que vão aguçar a criatividade dos pequenos.
A educadora física, mestre em Educação e autora do livro Relações étnico-raciais na educação física escolar, Francine Cruz, indica alternar brincadeiras clássicas por outras menos conhecidas, como Terra-Mar e Bom Kidi. Confira algumas sugestões:
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Pegue o bastão
Essa brincadeira é uma adaptação de um jogo do Egito. Para jogá-lo, precisa-se de bastões (ou cabos de vassoura), um para cada jogador. Os participantes devem formar um círculo, segurando seus bastões na vertical e na frente, com uma ponta tocando o chão. Quando o mediador gritar “troca”, todos deixam seus bastões equilibrados e correm para pegar o próximo à sua direita, antes que ele caia no chão. Quem não conseguir pegar o bastão, está fora do jogo. Vence quem se mantiver até o fim sem errar.
Bon Kidi
Para esse jogo, tenha em mãos um espaço de terra e grãos de milho. Para jogar, trace uma linha reta no chão e, a uma distância aproximada de três metros, faça um círculo (cinco centímetros de diâmetro). Cada jogador recebe cinco grãos de milho e precisa tentar acertar cada grão no pequeno círculo. Cada um tem direito a uma jogada; caso ninguém acerte o grão no círculo, volta-se à sequência inicial de lançamento, só que, desta vez, o milho poderá ser lançado de onde ele havia parado na jogada anterior. Quem acertar o alvo primeiro ganha todos os milhos da rodada. Terminada a jogada, os competidores voltam à linha de partida e sorteiam para ver quem dará início novamente.
Matakunza
Semelhante ao cinco marias, essa brincadeira precisa de sementes e um pequeno buraco na terra. O jogo se resume em lançar a semente para o alto e, nesse intervalo de tempo, pegar outra semente e colocar no buraco, agarrando a semente lançada antes que a mesma toque o solo. Após ter colocado todas as sementes no buraco, inicia-se o processo inverso. Caso não seja possível brincar na terra, escolha uma superfície plana. Afinal, o importante é se divertir!
Terra-mar
Essa brincadeira segue a mesma lógica do clássico “morto-vivo”, e se brinca da seguinte maneira: o mediador traça uma linha no chão, com giz ou algo parecido e designa um lado da linha para ser terra e o outro mar. Em seguida, pede que os participantes se posicionem todos do mesmo lado para iniciar a brincadeira. Ao comando do mediador, que irá alternar entre os dois ambientes, todos devem pular de um lado para o outro. O ganhador será aquele que permanecer sozinho na brincadeira.