Turismo

Viagem sem perrengue: veja dicas de especialista

Há quem defenda que viagem sem perrengue não é viagem. Mas, ainda que muitas vezes eles sejam inevitáveis, é preciso planejar para que minimamente os momentos aconteçam como previsto.

De antemão, o diretor do NH Curitiba the Five, Antonio de Albuquerque indica que “planejar com antecedência não é apenas sobre reservas e itinerários; é também sobre entender as tendências do mercado e se adaptar a elas. Por exemplo, estar ciente dos períodos de alta demanda da região desejada pode ajudar a evitar preços inflacionados e locais superlotados.”

Reprodução/Pinterest

Viagem sem perrengue: veja dicas de especialista

Antecedência sempre

O dia ideal para iniciar o planejamento de uma viagem é sempre ontem. Brincadeiras à parte, para garantir bons preços e cumprir etapas com calma, a antecedência é relevante, sim.

Orçamento na ponta do lápis

“[O orçamento] deve ser realista e suficientemente flexível para acomodar experiências inesperadas, que muitas vezes se tornam as mais memoráveis”, enfatiza Albuquerque. Ponha na ponta do lápis — ou em uma planilha — os valores previstos para transporte, acomodação, alimentação, principais atrações, passeios, outras atividades e compras.

Reserve antecipada

Na mesma lógica da dica da antecedência, garantir disponibilidade e bom preço em hotéis ou pousadas exige tempo.

Revise a documentação

Evitar perrengues na imigração ou com voos exige revisar a documentação necessária. Pesquise em fontes oficiais, como a companhia aérea ou sites governamentais. Passaporte, visto, carteira de identidade e comprovante de vacinação — alguns países exigem vacinas específicas, ok? — são alguns dos itens que você deve se atentar.

Faça um roteiro

Há quem prefira viajar de maneira livre, sem roteiros pré-definidos. No entanto, o meio termo entre todas as atividades com horário marcado e o desconhecimento do destino é uma “alternativa média” que, em geral, funciona.

Albuquerque recomenda reservar alguns dias livres para explorar e conhecer o local de forma mais espontânea. Também é importante ter um plano B, que considere dias de chuva, por exemplo.

“Um roteiro detalhado é seu melhor aliado em uma viagem, otimizando não apenas o tempo, mas também garantindo que você não deixe passar as joias escondidas do seu destino”, destaca.

Siga @likemagazinebr no Instagram para inspirações de moda, beleza e decoração! Em turismo, você confere dicas e roteiros especiais para aproveitar.

Atenção especial às reservas

“Ao fazer a reserva de hospedagem, verifique as avaliações on-line e entre em contato diretamente com o hotel para garantir todas as informações necessárias. Evite problemas durante a estada comunicando necessidades específicas”, finaliza.

  • Verifique a política de cancelamento;
  • Repasse informações sobre detalhes específicos, como restrições alimentares ou requisitos de acessibilidade;
  • Use programas de fidelidade para benefícios e descontos;
  • Confirme se a localização do hotel atende suas necessidades;

Além disso, detalhes como a disponibilidade de piscina, academia, spa, sauna, estacionamento e traslados devem ser conferidos. Conhecer a política relacionada a crianças e animais de estimação da acomodação, por exemplo, também é relevante para uma viagem sem perrengues.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *