Ter um relacionamento com um colega de trabalho é mais comum do que parece. De acordo com uma pesquisa realizada pela LiveCareer, três em cada quatro pessoas tiveram um envolvimento romântico com alguém com quem se trabalha. Veja 5 dicas de cuidados com namoro no ambiente de trabalho no texto abaixo.
Procure saber sobre a política da empresa
Sendo apenas um flerte ou um começo de relacionamento, as regras são as mesmas, apesar das empresas estarem mais abertas quanto a política de envolvimento no ambiente de trabalho. As normas e comportamentos considerados inadequados podem constar de regimentos internos da organização. Embora, não seja permitido demitir um funcionário por estar em um relacionamento, o excesso e a conduta inadequada são capazes de levar à demissão por justa causa.
Seja discreto
Não exponha muito seu relacionamento no horário de trabalho. Envie uma mensagem privada, por exemplo, em vez de ir à mesa dele ou dela. A discrição ajuda a evitar comentários maldosos por parte dos colegas e possíveis cobranças do chefe.
Cuidado com o e-mail da empresa
Não utilize o e-mail da empresa para trocar mensagens pessoais, pois pode expor a intimidade para algum superior, e acarretar até mesmo em uma demissão. Use o intervalo a fim de ter essas conversas ou aplicativos de mensagem como o seu WhatsApp.
Se uma das partes não corresponder
Caso o flerte não funcione, não insista. Qualquer comportamento considerado abusivo, humilhante e que seja repetitivo e frequente em ambiente de trabalho pode ser visto como assédio moral.
Diálogo
Como o grau de empatia é muito alto, isso se torna uma vantagem competitiva no trabalho em equipe, já que cada um conhece o que o outro pensa. Além disso, as pessoas só funcionam em sua excelência se existir equilíbrio na vida profissional e pessoal.
Então, quer saber mais sobre relacionamento no ambiente de trabalho? Confira o programa Like 103.3 na íntegra.