Muitos tutores focam no preço ao buscar alimentos para os pets. Nesse momento, especificações voltadas à saúde passam despercebidas. “Uma grande falha”, revela Guilherme Contiero, médico-veterinário da Special Dog Company, empresa de pet food. Segundo o profissional, um dos exemplos mais comuns desta situação está relacionado à ração para cachorro idoso — uma necessidade que merece mais atenção dos ‘pais de pet’.
Estes cães não têm o mesmo gasto energético, e, normalmente, são mais letárgicos, explica Contiero. “Eles precisam de um alimento com menor teor calórico, pois o excesso pode causar sobrepeso, e, por consequência, malefícios à saúde”, comenta.
Quer seguir no papo sobre pets? Então ouça o Like 103.3 de hoje!
Erros mais comuns
É muito comum que os tutores se deixem levar pela “satisfação imediata do pet”. Assim, eles acabam adquirindo alimentos que podem comprometer a qualidade de vida dos cães, a médio e longo prazo. Uma situação corriqueira, por exemplo, é dar alimentos de filhotes para cães idosos, imaginando que os grãos menores facilitarão a mastigação.
“Essa prática é desnecessária, afinal, os produtos para cães sêniores já contém partículas que auxiliam no ‘ponto de quebra’. Ou seja, eles são adequados para os dentes sensíveis dos animais mais velhos. Além de todos os benefícios nutricionais que o alimento para a fase adequada do cão apresenta, os grãos ainda se quebram mais facilmente”, destaca.
Outro erro recorrente é o consumo de produtos por partes dos cães idosos com alto nível de fósforo. Este mineral é essencial para a nutrição dos animais, porém indicado em menor quantidade neste período da vida do cão.
Siga @likemagazinebr no Instagram!
Contiero explica que para os cães idosos são indicados produtos que contenham Taurina e Vitamina C. A Taurina é um aminoácido essencial para a visão e para as células do coração, sendo importante suporte aos cães na fase sênior. Já a Vitamina C, é um importante antioxidante natural, que auxilia no combate de radicais livres, resultando em um envelhecimento saudável aos cães idosos.
Vale lembrar que a “fase filhote” engloba até 1 ano de idade para cães de pequeno e médio porte e até 1 ano e meio para cães de grande porte. Já a “fase adulta” é a partir de 1 ano de idade para cães de pequeno e médio porte e a partir de 1 ano e meio para cães de grande porte. A “fase sênior” é contabilizada a partir dos 7 anos de idade para ambos os portes.
“Uma boa nutrição, com os ingredientes e benefícios específicos para cada fase da vida, é essencial para o bem-estar e manutenção saudável dos pets. Isso, inclusive, favorece a prorrogação da expectativa de vida”, finaliza.