Podcast Like 103.3

Positividade tóxica: saiba como identificar; Ouça o Like 103.3

Quem nunca ouviu falar da importância de cultivar pensamentos positivos para atrair o que desejamos? A autora do best-seller “O Segredo“, que também foi adaptado para o cinema, Rhonda Byrne, argumenta que tudo o que entra em nossa vida é atraído por nossos próprios pensamentos, pelas imagens que temos em nossa mente e pelo que estamos pensando. No entanto, é fundamental esclarecer que otimismo e positividade tóxica não são a mesma coisa.

O problema surge quando a cultura da positividade tóxica exige que, mesmo diante de situações difíceis, não importa o que dê errado, você não pode expressar ou dizer nada que pareça negativo. Confira alguns comportamentos associados à positividade tóxica:

Positividade tóxica: saiba identificar
Você sabe identificar quando a positividade é tóxica? Descubra!

Comparações

Sua realidade é diferente da de seu colega e sua linha de partida e chegada são distintas. Você é único, e todos têm pontos fortes e fracos diversos. Comparar-se com um famoso blogueiro do Instagram não ajuda e, na verdade, prejudica sua autoestima.

Sugestão para pensar positivo sempre

Outra forma de cair na armadilha da positividade tóxica é acreditar que se pode ser feliz o tempo todo, simplesmente sorrindo, focando apenas nas coisas boas e praticando o autocuidado como uma maneira de eliminar a tristeza. Frases como “mas você já tentou pensar positivo?”, “veja o lado bom das coisas”, “tente sorrir mais” ou “já experimentou meditar antes do trabalho?” frequentemente geram um sentimento de culpa, como se você não estivesse fazendo o suficiente para alcançar a felicidade.

Frases prontas

Aliás, falando sobre o assunto das respostas prontas, todos conhecemos aquele amigo ou familiar que sempre tem uma frase de coaching na ponta da língua, como “não desista,” “vai ficar tudo bem,” ou “você vai conseguir.” No entanto, essas respostas podem, na verdade, ter o efeito oposto, já que nesses momentos é necessário demonstrar mais empatia.

A expressão “pelo menos…” geralmente está associada à invalidação. A positividade tóxica, presente nesses exemplos, tende a gerar culpa por não ter praticado a gratidão e por não valorizar as coisas boas da vida. Mas, na realidade, você estaria apenas reprimindo suas emoções e suas dores.

Se você quer mais informações sobre o assunto, então confira o programa Like 103.3 na íntegra! Nele, falamos sobre Lei do Retorno, karma e pensamento positivo. 

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *