Quase todos nós já passamos por alguma situação vergonhosa em público, inclusive, tem até uma expressão para descrever situações como essas: “pagar mico”. É normal se sentir envergonhado quando circunstâncias assim acontecem. A boa notícia é que existem maneiras de sobreviver após passar por um momento vergonhoso e seguir a vida sem deixar que isso afete sua autoconfiança. E você, já pagou algum? Confira 6 dicas para lidar melhor com os micos diários.
Faça graça de si mesmo
É importante entender que todos cometemos erros e passamos por situações embaraçosas. A melhor maneira de superar é aceitar o ocorrido e rir de si mesmo. Um estudo realizado pela Universidade de Granada reforçou isto, apontando que fazer piadas com você mesmo pode garantir uma maior auto-segurança, além de potencializar a felicidade e melhorar o bem-estar.
Não se leve tão a sério
Lembre-se de que a vida é cheia de momentos desconcertantes e eles não definem quem você é como pessoa. Não deixe que uma situação constrangedora abale sua autoestima por um tempo que não faz sentido. Todos cometemos erros, e isso faz parte da jornada de crescimento.
Compartilhe experiências
Compartilhar sua experiência com familiares e amigos próximos pode ajudar a aliviar o constrangimento e diminuir a importância do mico. Eles provavelmente têm suas próprias histórias embaraçosas para contar, o que vai te fazer perceber que não está sozinho.
Tudo é aprendizado
Transforme o mico em uma oportunidade de aprendizado. Reflita sobre o que rolou e identifique o que você poderia ter feito de diferente. Use essa experiência para, por exemplo, crescer e evitar situações semelhantes no futuro.
Não se critique tanto
É fácil se autocriticar, mas lembre-se de ser gentil consigo mesmo. Não se cobre tanto por algo que já aconteceu e que não pode ser mudado. Por isso, foque em tentar seguir em frente.
Aproveite o momento
Por mais constrangedor que seja, tente aproveitar o momento e enxergar o lado positivo. Às vezes, os micos nos proporcionam histórias divertidas para contar e nos ajudam a criar laços com as pessoas ao nosso redor. Além disso, quem nunca pagou algum um mico, não é mesmo?
Quer conhecer a origem da expressão: “pagar mico” e entender como a psicologia entende esse momento? Então, confira o programa Like 103.3 na íntegra!