Podcast Like 103.3

Entenda como o inverno impacta a saúde do seu cachorro ou gato; ouça o Like 103.3

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, os cuidados com a saúde do seu cachorro ou gato precisam se intensificar, especialmente para aqueles que sofrem de doenças articulares. Um dos principais desafios para os tutores é distinguir entre sinais de dor e a letargia causada pelo frio.

Farah de Andrade, médica-veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, explica que é comum cães e gatos parecerem mais preguiçosos no frio. No entanto, esses comportamentos também podem indicar dor ou desconforto. Os tutores devem observar se os animais se animam em horários mais quentes ou em ambientes aquecidos, além de estar atentos a sinais como dificuldade para se movimentar, relutância em subir escadas, irritabilidade, redução do apetite e lambedura excessiva nas articulações.

Cachorro usando roupa no inverno
Reprodução/Pinterest

Quer continuar no papo sobre inverno? Então ouça o novo episódio do Like 103.3! Além disso, confira todos os programas aqui.

Detectar sinais de dor em felinos é ainda mais desafiador, pois eles tendem a mascarar sintomas de doenças e mal-estar. Sinais como dificuldade para pular, mudança nos hábitos de higiene e na alimentação e alterações na posição de dormir podem indicar dor. Farah destaca que a doença articular degenerativa é uma das causas mais comuns de dor crônica em gatos. O problema se agrava nos períodos frios devido à inflamação nas articulações.

O frio contribui para rigidez muscular nos animais, aumentando o acúmulo de líquido nas articulações e reduzindo a circulação de oxigênio nos tecidos. O fenômeno acaba por intensificar a dor em animais com condições como osteoartrite, artroses, displasias, artrite reumatoide ou outras doenças osteoarticulares crônicas.

Siga @likemagazinebr para mais dicas de beleza e moda!

Para ajudar a minimizar o desconforto dos animais, é recomendado mantê-los em ambientes aquecidos, usar roupas e cobertas adequadas, promover exercícios moderados para evitar rigidez articular, evitar superfícies escorregadias e manter o peso ideal. Consultas regulares com médicos-veterinários são essenciais para diagnóstico precoce e tratamento adequado, explica a especialista. Farah também recomenda a manipulação de medicamentos com sabores atrativos, como molho de frango ou biscoito sabor picanha, para facilitar a adesão ao tratamento.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *