As cinco linguagens do amor — palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e presentes — representam as formas pelas quais as pessoas expressam e recebem o sentimento. É o que explica a coordenadora da clínica-escola do curso de psicologia da UNICID, instituição pertencente ao Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, Ana Flavia da Costa Parenti.
“Cada um possui uma linguagem do amor principal (ou até duas), que simboliza a demonstração de afeto, mas ela não é a única, e sim a preponderante. Ao utilizar uma das linguagens do amor, a pessoa possui maior facilidade em se expressar emocionalmente e, ao recebê-la, se sente mais amada”, explica.
Quer seguir no papo sobre linguagem do amor? Ouça o episódio do Like 103.3! Além disso, confira todos os programas aqui.
Palavras de afirmação
As palavras de afirmação estão diretamente relacionadas ao uso de discursos e frases que expressem o amor, como elogios, apoio moral, reconhecimento e encorajamento. Alguns exemplos são: “você é incrível”, “eu te amo”, “obrigada por tudo”, “estou orgulhoso de você”, ou qualquer outra expressão que demonstre afeto, admiração, respeito, gratidão e amor.
Tempo de qualidade
Ele está relacionado à dedicação de atenção ao parceiro. Envolve estar presente emocionalmente e fisicamente, compartilhar momentos importantes, ouvir atentamente o outro e realizar atividades em conjunto. Alguns exemplos são: preparar uma refeição juntos, planejar uma viagem, assistir a filmes e séries, ter uma conversa significativa, ir ao shopping passear e fazer compras, explica Ana.
Presentes
Os presentes envolvem tanto o valor financeiro do regalo, como o valor afetivo e a intenção do ato. De todas as linguagens, esta é a mais palpável e tangível. Ou seja, desta forma, pode ser a mais fácil de ser identificada, mas não é por isso que a torna mais comum que as demais formas de expressão.
Atos de serviço
Os atos de serviço se referem à realização de ações práticas visando o bem-estar, prazer e agrado do outro. Além disso, envolvem beneficiar o parceiro com tarefas do dia a dia como fazer uma comida especial, preparar o café ou arrumar a casa.
- Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Toque físico
O toque se relaciona ao contato corporal do casal, como abraços, beijos, carinho e relações sexuais, exemplifica a professora. Esta linguagem do amor aumenta a sensação de bem-estar emocional e ainda fortalece o vínculo, intimidade e conexão entre os parceiros.
Ana explica que pode ser difícil, em um primeiro momento, identificar sua própria linguagem do amor e a de seu companheiro, pois tendemos sempre a valorizar aquela que mais nos representa. Porém, nem sempre a nossa linguagem é a mesma do parceiro.
“Ao conseguirmos reconhecer a nossa própria linguagem e a do outro, torna-se mais fácil a comunicação e o entendimento, porém, apenas reconhecê-las não é garantia de bons relacionamentos. Um bom diálogo e o respeito ainda são a base sólida para uma convivência saudável e boa para ambas as partes. É preciso sempre estar em sintonia sobre as expectativas de cada um e, para isso, a comunicação é a chave”, complementa a especialista.